The awareness of the child to the languages and cultures of the world has become a concern of educational entities that seek to include it in the primary school curriculum, fostering an approach to languages that appeals to the child’s affection. In this perspective, we drew up an action plan consisting of a variety of activities and games designed for the task of raising awareness of the child to the linguisti...
A sensibilização da criança às línguas e culturas do mundo começa a ser uma das preocupações das entidades educativas, que procuram incluir nos currículos do ensino básico a formação da perceção do Outro, fomentando- se uma abordagem às línguas que apele à afetividade da criança. Nesta perspetiva, elaborámos um plano de intervenção constituído por uma variedade de atividades e jogos desenhados para a tarefa de ...
Desde há alguns anos que se tem vindo a conferir uma importância cada vez maior à transferência no processo de ensino e de aprendizagem de línguas estrangeiras. Esta tem vindo a ser encarada como uma estratégia de aprendizagem valiosa a fomentar nos aprendentes. Tratando-se de alunos em idade precoce, esta estratégia assume um papel ainda mais preponderante, uma vez que para a maioria dos alunos, este é o prime...
Desde da introdução no ano de 2005 das Línguas Estrangeiras no 1º Ciclo do Ensino Básico, muito se tem vindo a trabalhar, no sentido de criar mais materiais didácticos e essencialmente em formar cada vez mais os nossos professores de Língua Estrangeira. No entanto, há ainda um longo caminho a percorrer no que se refere à criação duma didáctica de línguas estrangeiras no 1º Ciclo do Ensino Básico. Neste artigo, ...
A presente dissertação trata de um estudo de caso que se integra no âmbito da temática da consciência metalinguística. Este trabalho tem como objecto de estudo a aprendizagem da língua alemã em contexto escolar português. Os intervenientes deste estudo são duas professoras de Alemão, sendo uma falante nativa e outra não, e as respectivas turmas do décimo segundo ano. O estudo desenrolou-se durante o primeiro pe...
| Financiadores do RCAAP | |||||||
|
|
|
|
|
|
||