Detalhes do Documento

Inclusão e mercado de trabalho: papel da escola na transição para a vida adulta...

Autor(es): Afonso, Carlos cv logo 1

Data: 2008

Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Assunto(s): Necessidades educativas; Deficientes; Papel da Escola; Educação especial; Mercado de trabalho


Descrição
Neste texto começamos por (re)discutir a inclusão percebendo-a enquanto conceito e enquanto prática desejada, chamando, em especial, a atenção para algumas “ciladas da diferença” e para alguns efeitos perversos que podem advir de uma determinada “ideologia da inclusão”. Num segundo momento, reflectimos sobre a questão da inserção no mercado de trabalho salientando a sua importância no contexto vivencial. Finalmente, centramo-nos de forma específica na transição para a vida adulta de jovens portadores de deficiência percebendo de que forma a sociedade cria expectativas e condições para o seu desenvolvimento como cidadãos e equacionando o papel da escola neste contexto, nomeadamente a construção de currículos funcionais facilitadores do processo de transição. In this text we start (re)discussing the inclusion perceiving it as a concept and a desired practise, calling one’s attention to some “ambushes of the difference” and for some perverse effect that can happen due to the definitive “ideology of the inclusion”. At a second moment, we have focused our attention upon the question of the insertion in the work market pointing out its importance in the existential context. Finally, we have studied the transition for the adult life of young handicapped people perceiving how the society creates expectations and conditions for their development as citizens and equating the paper of the school in this context, namely the construction of functional curriculum vitae as facilitator of the transition process. p. 53-66
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia