Autor(es):
Ferreira, Ana Luísa
; Pestana, Maria da Assunção
Data: 2009
Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Assunto(s): Língua portuguesa - ensino básico (1º ciclo)
Descrição
A Comunicação que agora se apresenta,
decorre de uma experiência desenvolvida em
contexto lúdico-pedagógico, durante um ano
lectivo e tem como principais objectivos,
quer motivar para a criatividade nos entrecruzares
das sintaxes escrita e visual, em Língua
Portuguesa, no quadro do « Projecto
Expressividades – o Traço e a Palavra», quer
promover o exercício (re)criativo sucessivo
da leitura de palavras e imagens, numa vertente
pedagógico-didáctica no âmbito de
formação de Professores do 1º e 2º Ciclos e
de Educação de Infância. O traço e a palavra
– dois elementos expressivos e expressantes
– estruturam esta proposta. O traço, o risco,
o sulco, o delineamento – as marcas, os cortes,
os caracteres, as representações gráficas,
as feições, as impressões e as palavras – o sentido
das expressões escritas e descritas, induzidas
pelo confronto das linguagens constituem
o produto da estimulação expressiva,
interpretativa e de resolução de problemas,
bem como do despertar para a capacidade de
interpretar o meio envolvente. Este Projecto
iniciou-se em parceria com duas áreas –
artística/plástica e a Língua Portuguesa/poesia,
com sessões continuadas, ao ritmo de
uma sessão por semana (2 horas), em regime
extra-curricular, com a participação de 15
alunos em média, oscilando este número de
acordo com as ocupações lectivas discentes. p. 305-310