Autor(es):
Couto, José Manuel
Data: 2009
Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Assunto(s): Língua portuguesa - ensino básico (1º ciclo)
Descrição
Com esta «comunicação», de cariz
eminentemente prático e interactivo, procurar-
se-á partilhar experiências e vivências
pessoais e perspectivar novas formas de
abordagem da língua/literatura no ensino
básico, pela via das potencialidades pedagógicas
do jogo e da expressão dramática.
Serão abordadas problemáticas como a
importância do corpo na educação da criança;
a gestão do espaço físico da sala de aula; a
exploração de textos adequados ao público -
-alvo da nossa acção educativa: a criança.
A sala de aula é, necessariamente, um espaço
aberto. Um espaço onde se movimentam
vidas reais e concretas, numa paleta de cores,
ritmos, sonhos e possibilidades… indescritível.
Nela habitam corpos que riem, brincam,
se (co)movem, e apre(e)ndem…, em permanente
(inter)acção. Neste contexto, o jogo e
a expressão dramática configuram-se como
práticas co-naturais e vitais para o desenvolvimento
integral, harmonioso de todo o ser
da criança, o que se vem designando por
desenvolvimento holístico, onde se jogam e
articulam as mais variadas inteligências da
criança.
Assim é, melhor, tem de ser em todas as
dimensões/áreas da aprendizagem. Também
ao nível da língua, matriz e suporte de toda a
construção pessoal e social, isto é, de toda a
aprendizagem, de todas as aquisições, no
domínio dos conhecimentos e competências, nos planos teórico, axiológico e da praxis
vivencial.
O acervo literário infanto-juvenil hoje disponível,
nos planos narrativo, poético e dramático,
associado à criatividade profissional
docente, possibilitam experiências de aprendizagens
lúdicas, agradáveis, sólidas, inesquecíveis
e, sobretudo, substantivas. p. 203-216