Autor(es):
Silva, Maria Cristina Vieira
Data: 2009
Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Assunto(s): Língua materna; Gramática
Descrição
Se parece hoje indiscutível que a língua constitui um factor de
conhecimento fundamental no desenvolvimento cognitivo do falante, que se
promove a par e através do conhecimento de uma (ou mais) língua(s), já não
é tão consensual qual o peso que o conhecimento gramatical (ou conhecimento
explícito da língua) deva assumir no processo de ensino-aprendizagem
da língua materna.
Embora as orientações curriculares oficiais para o ensino do português prevejam,
desde o 1º Ciclo do E.B., conteúdos/objectivos relativos ao funcionamento
explícito da língua, é hoje comum reconhecer-se que o ensino da gramática
foi perdendo lugar nas aulas de língua materna, em detrimento das
outras competências linguísticas, como a leitura ou a escrita, ou, em menor
grau, a compreensão e a expressão orais. Curiosamente, o reconhecimento de
que a qualidade do uso oral e escrito da língua atingiu níveis deficitários permite-
nos, hoje em dia, questionar, com renovada convicção, o abandono a que
foi votada a competência do funcionamento explícito da língua, abandono
esse que certamente contribui para alguns (ab)usos da língua.
De entre as possíveis soluções para esta situação, propostas a partir da identificação
das causas na origem deste abandono progressivo, estarão, certamente,
a formação dos professores, a estabilidade terminológica que importa instaurar,
a utilização de metodologias de ensino da gramática adequadas ou ainda a
articulação entre os conteúdos gramaticais e as restantes competências ao
nível da língua. No que diz respeito a este último aspecto, procuraremos
demonstrar como o conhecimento explícito da língua pode facilitar e desencadear
competências nos domínios da oralidade, da leitura e da escrita. Doubtless language is a fundamental knowledge factor in a speaker’s
cognitive development, fostered along with and through the knowledge of
one or more than one language. Nevertheless, it is not so unanimous the role
the grammatical knowledge (or the explicit knowledge of the language) has to
assume within the learning process of the mother tongue.
Although the official curricular guidelines for the teaching of the Portuguese
Language include, right from the 1st year of school, contents and objectives that are concerned with the explicit functioning of language, it is recognised
that the teaching of grammar has been losing ground within mother tongue
classes, whereas other linguistic skills, such as reading or writing, or to a smaller
extent, comprehension or oral expressions, have been given more importance.
Oddly enough, it is recognised the deficient quality of the oral and
written expressions, fact that makes us question, in a confident way, the lack
of importance given to the skill of language explicit knowledge, that has certainly
contributed to some languages (mis)uses.
The identification of the causes of this gradual abandonment offers us possible
solutions to this situation. From all the possibilities are certainly teacher
training, the terminology constancy that is urged to be provided, the use of
suitable grammar teaching methodologies or the right articulation between
grammar contents and other language skills. As far as this last issue is concerned,
we will try to show to what extent the language explicit knowledge can
enhance and foster the oral, reading and writing skills. p. 89-106