Partindo do princípio que as comunidades de prática (CoP) são um ambiente educativo emergente que potencia o desenvolvimento profissional docente, é nosso propósito apresentar a comunidade de prática criada no âmbito do projeto Tutoria Digital na Supervisão Educativa de Comunidades de Prática (TDSECP), com especial ênfase na promoção das capacidades de reflexão crítica e de problematização. No âmbito de uma sup...
O campo da linguística românica sempre constituiu uma fonte de dados profusa e variada, tendo sido já assinalados constrastes produtivos entre variedades linguísticas próximas, que deram origem a estudos inovadores, renovando e alargando as perspectivas teóricas. Por sua vez, este interesse pela metodologia comparativa aplicada ás línguas românicas viu alargar-se o seu âmbito aos dados da variação diacrónica, a...
Na reflexão que aqui apresentamos, em torno do direito à Língua em contextos de diversidade linguística na Escola, guiaram-nos as seguintes preocupações: A sensibilização para a diversidade linguística e cultural; A necessidade de formar cidadãos plurilingues e pluriculturais; A premência em consciencializar os educadores para o facto de a diversidade linguística poder ser encarada não como um obstáculo, mas an...
Partindo de uma reflexão sobre os Direitos da Criança, este projecto centra-se no papel da Educação e das instituições sócio-educativas na promoção, reflexão e defesa dos mesmos, numa perspectiva de formação de adultos e crianças. Ao longo do percurso, foram promovidas acções de esclarecimento e sensibilização junto dos agentes educativos, sobre os aspectos pedagógicos, jurídicos, psicológicos e sociais sobre o...
Se parece hoje indiscutível que a língua constitui um factor de conhecimento fundamental no desenvolvimento cognitivo do falante, que se promove a par e através do conhecimento de uma (ou mais) língua(s), já não é tão consensual qual o peso que o conhecimento gramatical (ou conhecimento explícito da língua) deva assumir no processo de ensino-aprendizagem da língua materna. Embora as orientações curriculares ofi...
Atendendo às lacunas e à genérica falta de interesse assinaladas nos alunos em termos da sua expressão escrita, bem como à complexidade envolvida neste processo, é objectivo deste artigo divulgar o trabalho de escrita por projectos enquanto modalidade que visa promover a competência escritora de forma mais integrada. Num primeiro momento, serão apresentados alguns aspectos que permitem contextualizar a Escrita ...
Objecto de recomendação pelo impacto que têm quer em termos do desenvolvimento da linguagem oral, quer da apropriação da linguagem escrita de que são potencializadoras, as actividades de consciência fonológica, na forma como são concebidas e aplicadas, carecem, por vezes, de alguma sistematização e ficam aquém da exploração, de forma devida, de todas as suas potencialidades, assumindo frequentemente um carácter...
António Sampaio da Nóvoa, Professor Catedrático da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, é o recém-eleito Reitor da Universidade de Lisboa. Doutor em Ciências da Educação (Universidade de Genève) e em História (Universidade de Paris IV-Sorbonne), há mais de 20 anos que desenvolve uma reconhecida investigação naquelas áreas. Com uma larga experiência internacional, em universidades europeias e ameri...
Com o presente artigo, pretende-se apresentar e divulgar, junto dos responsáveis educativos, dados sobre esta que se tem vindo a revelar uma realidade cada vez mais frequente nas nossas escolas e jardins-de-infância: a presença de crianças para quem o Português é uma Língua Segunda. Começaremos por definir alguns conceitos e apresentar dados de estudos levados a cabo sobre esta realidade em Portugal em contexto...
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