Document details

Educar para transformar: reflexão em torno de um percurso formativo

Author(s): Gonçalves, Adriana cv logo 1

Date: 2009

Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Subject(s): Supervisão de professores


Description
Considerar o processo de educação/supervisão na sua dimensão pessoal e interpessoal coloca desde logo o imenso desafio de nos questionarmos ao nível da nossa relação com os outros e connosco próprios. É, portanto, uma aposta na reflexão e no compromisso, um incentivo ao desenvolvimento da capacidade de distanciamento e de aproximação, um estímulo à opção crítica e à avaliação das escolhas feitas. Pressupõe uma atitude activa e informada e a capacidade de vivenciar e analisar situações concretas, sustentada por um quadro conceptual e teórico capaz de trazer novas perspectivas e diferentes modelos e metodologias de relacionamento pessoal e interpessoal na supervisão. O texto que se segue procura fazer luz sobre estas questões, emergentes num percurso formativo que se constituiu também, ele próprio, como interpelação à nossa consciência crítica enquanto seres humanos e educadores. Um percurso que acordou em nós a imensa responsabilidade de, enquanto educadores, sermos capazes de mobilizar as consciências, – a nossa e a(s) do(s) outro(s) – para uma verdadeira acção transformadora. Educar para transformar. Eis, pois, o desafio. p.71-77
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU