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Não basta Germinar…

Autor(es): Quinta e Costa, Margarida cv logo 1 ; Costa, Maria da Graça cv logo 2

Data: 2008

Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Assunto(s): Educação de infância; Ensino das ciências


Descrição
A germinação de sementes costuma constituir uma actividade proporcionada nos Jardim-de-infância que pode ser usada, quando enquadrada, numa metodologia de descoberta para promover oportunidades de aprendizagem. O pensamento científico pode ser treinado e estimulado, permitindo à criança organizar o conhecimento, criando a necessidade de pesquisar e desenvolvendo a capacidade de resolver problemas. O papel do educador neste processo é o de facilitador e promotor das aprendizagens, gerando oportunidades de participação da criança, através da planificação de actividades experimentais e permitindo avaliar o comportamento individual da criança, bem como no trabalho em grupo. Com este projecto, pretendemos desenvolver nas crianças a compreensão dos factores que influenciam a germinação das sementes, através do método experimental, contrapondo-a à simples construção dos «cabeludos». Verificamos que elas, não só acompanharam todo o processo, como foram actores e criaram os seus percursos investigativos, encorajando o educador a promover a melhoria da qualidade do ensino das ciências. p.55-61
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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