Autor(es):
Silva, Maria Cristina Vieira
Data: 2008
Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Assunto(s): Desenvolvimento da linguagem
Descrição
Objecto de recomendação pelo impacto que têm quer
em termos do desenvolvimento da linguagem oral, quer
da apropriação da linguagem escrita de que são potencializadoras,
as actividades de consciência fonológica, na
forma como são concebidas e aplicadas, carecem, por
vezes, de alguma sistematização e ficam aquém da exploração,
de forma devida, de todas as suas potencialidades,
assumindo frequentemente um carácter ocasional ou
extemporâneo.
De forma a obviar a esta situação, importa valorizar,
junto dos Educadores, a necessidade de atender à especificidade
destas actividades planificando de forma cuidada
a sua oportunidade, articulação e objectivos que se
propõem atingir. Neste sentido, serão aqui analisadas as
representações que um conjunto de Educadores de
Infância em formação manifesta face às actividades de
consciência linguística. Tal análise teve como ponto de
partida a concepção e implementação de actividades de
consciência linguística pelos próprios discentes, no ano
lectivo de 2006-2007, no âmbito da disciplina «Leitura
e Literacia», integrada no 3º ano do plano curricular da
Licenciatura em Educação de Infância da ESE de Paula
Frassinetti.
A partir quer da avaliação das actividades desenvolvidas
pelos discentes, quer dos inquéritos lançados junto dos
mesmos, os quais constituíram o instrumento de aferição
das representações dos discentes (futuros Educadores
de Infância) face às actividades de consciência
linguística no Jardim-de-Infância, é-nos possível fazer
um balanço claramente positivo deste processo, atingido
que foi o objectivo que nos havíamos proposto alcançar. p. 43-52