Autor(es):
Batalha, Luís Manuel da Cunha
; Apóstolo, Jorge Manuel Amado
; Martins, José Carlos Amado
; Batista, Rui Carlos Negrão
; Paiva, Luís António Rodrigues
Data: 2013
Origem: Repositório Científico da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
Assunto(s): criança; ressuscitação; ensino; simulação;
Descrição
A formação de enfermeiros na área da reanimação é recente e falta evidencia quanto ao sucesso do uso da simulação com recurso a tecnologia de alta-fidelidade.
Pretendemos com este estudo, avaliar a satisfação para com os métodos pedagógicos utilizados e dinâmica imprimida a um curso de suporte avançado de vida pediátrico (CSAVP) e avaliar os resultados das aprendizagens dos formandos.
Material e métodos: Estudo quantitativo, descritivo que envolveu enfermeiros que frequentaram quatro CSAVP com duração de 24 horas. O curso seguiu as recomendações da European Resuscitation Council 1 utilizou a simulação com uso de manequins de alta- fidelidade e foi desenvolvido em torno de problemas clínicos 2,3. Os dados da opinião da satisfação para com o curso foram colhidos por questionário anónimo. A avaliação do sucesso da aprendizagem resultou da avaliação teórica e prática realizada no curso.
Resultados: Dos 121 enfermeiros que frequentaram o curso a taxa de aprovação prática foi de 94,2% e a mediana no teste teórico de 85,1 pontos. Maioritariamente os métodos de ensino e avaliação foram considerados muito pertinentes e interessantes. A organização logística do curso foi excelente, com exceção do material distribuído para estudo. A distribuição dos tempos foi julgada adequada.
Conclusões: Os resultados deste inquérito revelam sucesso na aprendizagem e um elevado grau de satisfação quanto CSAVP. Se os recursos estão disponíveis o uso da simulação deve ser incrementado.
Referências bibliográficas:
1. Nolan JP, Soar J, Zideman DA, Biarent D, Bossaert LL, Deakin C, et al. European Resuscitation Council Guidelines for Resuscitation 2010 Section 1. Executive summary. Resuscitation. 2010; 81(10):1219-76.
2. Amaral JM. Simulação e ensino-aprendizagem em pediatria. 1ª parte: topicos essenciais. Acta Pediatr Port. 2010: 41 (1):44-50.
3. Lewis R, Strachan A, Smith MM. Is high fidelity simulation the most effective method for the development of non-technical skills in nursing? A review of the current evidence. Open Nurs J. 2012;6:82-9.
Palavras-chave: simulação, aprendizagem, ensino, ressuscitação, criança