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Novas metodologias de ensino: a simulação em suporte avançado de vida pediátrico

Autor(es): Batalha, Luís Manuel da Cunha cv logo 1 ; Apóstolo, Jorge Manuel Amado cv logo 2 ; Martins, José Carlos Amado cv logo 3 ; Batista, Rui Carlos Negrão cv logo 4 ; Paiva, Luís António Rodrigues cv logo 5

Data: 2013

Origem: Repositório Científico da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

Assunto(s): criança; ressuscitação; ensino; simulação;


Descrição
A formação de enfermeiros na área da reanimação é recente e falta evidencia quanto ao sucesso do uso da simulação com recurso a tecnologia de alta-fidelidade. Pretendemos com este estudo, avaliar a satisfação para com os métodos pedagógicos utilizados e dinâmica imprimida a um curso de suporte avançado de vida pediátrico (CSAVP) e avaliar os resultados das aprendizagens dos formandos. Material e métodos: Estudo quantitativo, descritivo que envolveu enfermeiros que frequentaram quatro CSAVP com duração de 24 horas. O curso seguiu as recomendações da European Resuscitation Council 1 utilizou a simulação com uso de manequins de alta- fidelidade e foi desenvolvido em torno de problemas clínicos 2,3. Os dados da opinião da satisfação para com o curso foram colhidos por questionário anónimo. A avaliação do sucesso da aprendizagem resultou da avaliação teórica e prática realizada no curso. Resultados: Dos 121 enfermeiros que frequentaram o curso a taxa de aprovação prática foi de 94,2% e a mediana no teste teórico de 85,1 pontos. Maioritariamente os métodos de ensino e avaliação foram considerados muito pertinentes e interessantes. A organização logística do curso foi excelente, com exceção do material distribuído para estudo. A distribuição dos tempos foi julgada adequada. Conclusões: Os resultados deste inquérito revelam sucesso na aprendizagem e um elevado grau de satisfação quanto CSAVP. Se os recursos estão disponíveis o uso da simulação deve ser incrementado. Referências bibliográficas: 1. Nolan JP, Soar J, Zideman DA, Biarent D, Bossaert LL, Deakin C, et al. European Resuscitation Council Guidelines for Resuscitation 2010 Section 1. Executive summary. Resuscitation. 2010; 81(10):1219-76. 2. Amaral JM. Simulação e ensino-aprendizagem em pediatria. 1ª parte: topicos essenciais. Acta Pediatr Port. 2010: 41 (1):44-50. 3. Lewis R, Strachan A, Smith MM. Is high fidelity simulation the most effective method for the development of non-technical skills in nursing? A review of the current evidence. Open Nurs J. 2012;6:82-9. Palavras-chave: simulação, aprendizagem, ensino, ressuscitação, criança
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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