Autor(es):
Gomes, José Hermínio Gonçalves
; Silva, Carlos Fernandes da
; Cruz, Arménio Guardado
Data: 2013
Origem: Repositório Científico da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
Assunto(s): qualidade de vida no trabalho; escala;
Descrição
Um instrumento de fácil e rápida aplicação, parece-nos um constructo de autoavaliação acessível e adequado aos indivíduos activos, a introduzir na prática profissional que retrate as dimensões do bem-estar geral, relação casa-trabalho, satisfação profissional, controlo no trabalho, condições de trabalho e stresse no trabalho, que estiveram na construção da escala. Os objetivos deste estudo piloto, foram adaptar semântica e culturalmente para o Português a escala "The Work-Related Quality of Life (QoWL) Scale" e avaliar as suas propriedades psicométricas em uma amostra de professores do ensino superior de enfermagem.
Traduzida de Inglês Inglês para Português e submetida à retrotradução. Posteriormente analisada, na equivalência conceptual e linguística, em reunião de peritos. Aplicada a 30 professores do ensino superior. Para a elaboração da versão final, foram considerados aspectos relativamente a dificuldades de compreensão, ambiguidades e problemas de interpretação. Para avaliar as características psicométricas, nomeadamente a validade e fiabilidade procedeu-se à análise da consistência interna das suas variáveis.
Analisada a consistência interna das suas variáveis, para avaliação das características psicométricas (validade e fiabilidade) . A escala é composta por 24 itens, seis subescalas: bem-estar geral; relação casa-trabalho; satisfação profissional; controlo no trabalho; condições de trabalho e stress no trabalho, cujos Alpha de Cronbach são respetivamente: 0,834; 0,715; 0,762; 0,794; 0,708; 0,723.
Conclui-se que pode ser utilizado com um grau de confiança aceitável.