Encontrados 9 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Tradução e validação psicométrica da escala "The Work-Related Quality of Life (...

Gomes, José Hermínio Gonçalves; Silva, Carlos Fernandes da; Cruz, Arménio Guardado

Um instrumento de fácil e rápida aplicação, parece-nos um constructo de autoavaliação acessível e adequado aos indivíduos activos, a introduzir na prática profissional que retrate as dimensões do bem-estar geral, relação casa-trabalho, satisfação profissional, controlo no trabalho, condições de trabalho e stresse no trabalho, que estiveram na construção da escala. Os objetivos deste estudo piloto, foram adaptar...


O tratamento do medo de alturas

Coelho, Carlos Magalhães; Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias; Silva, Carlos Fernandes da

Neste artigo, mencionamos as estratégias terapêuticas que julgamos mais apropriadas ao tratamento do medo de alturas. Comparamos vários estudos que usaram várias técnicas e referimos a nossa experiência clínica e de investigação. Considerámos, igualmente, os novos tratamentos que usam ambientes de realidade virtual para o tratamento da acrofobia. Actualmente a realidade virtual (RV) é utilizada pelos governos, ...


Os conhecimentos, atitudes e comportamentos sobre SIDA dos adolescentes portugu...

Almeida,Assunção Dores Laranjeira de; Silva,Carlos Fernandes da; Cunha,Gabriel Saraiva da

O principal objetivo desta investigação foi identificar e comparar os conhecimentos, atitudes e comportamentos preventivos sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA) dos adolescentes que freqüentam escola secundária inserida em meio urbano com os adolescentes que freqüentam escola secundária inserida em meio não urbano. Para o efeito procedeu-se a um estudo descritivo numa amostra populacional de 826...

Data: 2007   |   Origem: OASIS br

A sociedade da informação. A criança com deficiência e as novas tecnologias

Silva, Carlos Fernandes da; Pestana, Ilda Cunha

Neste artigo, pretende-se reflectir acerca do emergir de Novas Tecnologias da Informação e Comunicação, que promovem um novo paradigma de sociedade baseada na informação e no conhecimento. As Novas Tecnologias podem melhorar significativamente a vida da criança com deficiência, ajudando-a a ultrapassar determinadas barreiras. A Escola deverá estar atenta às inovações tecnológi...


Os adolescentes e o VIH/SIDA: estudo sobre os conhecimentos, atitudes e comport...

Almeida, Assunção Dores Laranjeira de; Silva, Carlos Fernandes da; Cunha, Gabriel Saraiva da

O principal objectivo desta investigação foi identificar e comparar os conhecimentos, atitudes e comportamentos preventivos sobre VIH/SIDA nos adolescentes. Em termos de identificação de conhecimentos, atitudes e comportamentos, detectou-se que a grande maioria dos adolescentes reconhece a SIDA como uma doença normal, sendo um tanto possível que venha a afectar muita gente em Portugal e evidenciando uma forte v...


Exercício físico e imunidade – Influência de variáveis cronotípicas

Cruz, Arménio Guardado; Alves, Vera; Silva, Carlos Fernandes da; Santos, Manuel Rosa


Matutinidade – Vespertinidade, exercício físico e imunidade

Cruz, Arménio Guardado; Alves, Vera; Silva, Carlos Fernandes da; Santos, Manuel Rosa


Efeitos PSI e graus de aleatoriedade

Razente, Sérgio Norberto; Silva, Carlos Fernandes da

O presente artigo é resultado de uma investigação teórica e experimental realizada na Unidade I&D de Psicofisiologia e Neuropsicologia Clínica da Universidade do Minho, financiada pela Fundação Bial, projecto 35/96. Analisa a possibilidade de uma abordagem estocástica como explicação dos efeitos psi encontrados nas investigações laboratoriais conhecidas. Tais "efeitos" podem ser interpretados como flutuações d...


Noção de tempo e ritmos biológicos

Silva, Carlos Fernandes da; Fernandes, Sara Margarida; Silvério, Jorge Manuel; Razente, Sérgio Norberto


9 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data







Tipo de Documento





Recurso







Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia