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Simulação e Ensino-Aprendizagem em Pediatria. IIª Parte: Experiência de um Cent...

Autor(es): Neto, MT cv logo 1 ; Garcia, P cv logo 2 ; Videira-Amaral, J cv logo 3

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.17/1371

Origem: Repositório do Centro Hospitalar de Lisboa Central, EPE

Assunto(s): Medicina; Pós-Graduação; Internato Médico; Formação Médica Contínua; Centro de Simulação; Procedimentos Técnicos; Hospital Dona Estefânia; HDE UCI NEO


Descrição
Em 2004 começou a funcionar no Hospital de Dona Estefânia um Centro de Simulação de Técnicas em Pediatria ligado à Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. A principal inovação relacionou-se com o facto de os estudantes do 5º ano do curso passarem a dispor da oportunidade de treino de procedimentos em modelos (manequins). O objectivo deste estudo foi descrever o funcionamento do referido centro com base nos testemunhos de estudantes e na experiência dos formadores. De acordo com as opiniões expressas, este tipo de treino foi considerado muito relevante para a sua formação. Na generalidade, os estudantes expressaram a necessidade de ampliar a carga horária para esta valência e de maior diversificação de manequins. De acordo com a experiência dos formadores há necessidade de melhorar alguns aspectos relacionados com a logística, e de rendibilizar a utilização do equipamento, abrindo esta área de formação ao ensino pós-graduado nomeadamente ao treino de internos, o que implica um alargamento do protocolo estabelecido entre a Faculdade e o Hospital. Em síntese, reconhecendo embora, as limitações do estudo, os testemunhos de docentes e discentes podem ser considerados como auditoria interna, sugerindo a necessidade de mudanças curriculares e de melhoria de aspectos logísticos essenciais.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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