Detalhes do Documento

Da pré-leitura ao texto literário : estratégias de construção do conhecimento p...

Autor(es): Morim, Alexandrina Fernanda Viana cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10216/72200

Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Assunto(s): Leitura; Pré-leitura; Texto literário; Língua espanhola - Ensino; Língua portuguesa - Ensino


Descrição
O presente trabalho parte das premissas de que ler é compreender e de que a compreensão da leitura resulta de um processo interativo entre o texto, o leitor e o contexto. Ensinar a compreender um texto acarreta ensinar estratégias de leitura que ocorrem em três momentos: antes da leitura (a pré-leitura), durante a leitura (a leitura) e depois da leitura (a pós-leitura). Dada a limitação temporal e as circunstâncias em que decorre a lecionação durante o ano de estágio, esta investigação centra-se apenas na fase que antecede a leitura e no estudo dos textos literários propriamente ditos, pelo facto de estes serem instrumentos privilegiados para o conhecimento da língua e do mundo. Com este projeto de investigação-ação, desenvolvido ao longo deste ano letivo de 2012-2013, na Escola Secundária de Rio Tinto, com alunos de Português Língua Materna e Espanhol Língua Estrangeira do Ensino Secundário, pretende-se demonstrar o impacto da fase de pré-leitura na ativação e construção do conhecimento necessário para que haja uma mais ampla apreensão dos sentidos dos textos literários.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia