Detalhes do Documento

Aproximações didáticas para o desenvolvimento da competência léxico-semântica n...

Autor(es): Rodríguez Álvarez, Maria Montserrat cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10216/71550

Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Assunto(s): Didática; Competência léxico-semântica; Língua portuguesa - Ensino; Língua espanhola - Ensino; Vocabulário


Descrição
Este relatório, subordinado ao tema Aproximações didáticas para o desenvolvimento da competência léxico-semântica nas aulas de Português e Espanhol, descreve as atividades levadas a cabo no âmbito do estágio realizado na Escola Secundária de Vilela. Pretende refletir sobre a necessidade de formação por parte dos docentes para uma utilização consciente da diversidade de estratégias e recursos pedagógico-didáticos que estes têm, hoje em dia, ao seu dispor para potenciarem o desenvolvimento da competência léxico-semântica dos alunos. Além de permitir explorar e desenvolver a competência comunicativa dos alunos, o tratamento específico da componente lexical nas aulas redunda em benefícios para todas as atividades linguísticas, devido à sua transversalidade. O objetivo deste trabalho é provar essa potencialidade. Graças aos vários estudos apresentados, comprovamos as vantagens destes recursos que foram implementados nas aulas de Espanhol e Português, essencialmente, na abordagem de unidades léxicas diversificadas, atividades criativas, lúdicas e inovadoras.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia