Detalhes do Documento

Lugares de memória no ensino da história contemporânea : aluno e familiares red...

Autor(es): Mesquita, Ana Filipa Vasques Rodrigues cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10216/70735

Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Assunto(s): História contemporânea - Ensino; Património


Descrição
Este trabalho veícula a investigação realizada sobre o papel que as memórias familiares e locais de alunos podem ter no ensino da história contemporânea, ao nível do segundo ciclo do ensino basico. Partindo da História Contemporânea de Portugal e centrando-se nas virtualidades da localidade onde se inserem - Braga- analisamos as potencialidades de urn trabalho específico para o sucesso enquanto alunos e cidadãos. Identificamos sentimentos de afetividade, de identificação e de memórias transgeracionais, mas também recursos e estratégias para um maior sucesso educativo nos temas contemporâneos do programa da disciplina de História e Geografia de Portugal. Sentimos que foram encurtadas distâncias entre o saber científico e as raízes identitárias e foram adquiridas competências cívicas úteis na inteligibilidade do país e da localidade onde vivem.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia