Detalhes do Documento

A cor, o som, o gosto e o gesto na aprendizagem de ELE – sensação para a motivação

Autor(es): Pereira, Anabela da Silva Oliveira cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10216/66705

Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Assunto(s): Audiovisual - Utilização em sala de aula; Língua espanhola - Ensino; Línguas - Ensino


Descrição
Este Relatório de Estágio pretende apresentar o processo de uma investigação-ação levada a cabo no ano letivo de 2011/2012 com alunos de Espanhol do 3º ciclo da Escola EB 2,3 de Gondomar, com o objetivo de demonstrar a relação entre a monitorização de atividades e materiais sensoriais no início da aula e a motivação dos alunos. Do percurso fazem parte três momentos essenciais: primeiro, a identificação do tema-problema, reconhecendo nele a utilidade que se relaciona com a importância de uma aprendizagem mais motivada e consequentemente mais participada e eficaz; depois, o desenvolvimento de uma investigação, aplicada à produção de materiais próprios e à implementação de atividades sensoriais; por fim, o registo das conclusões obtidas no momento anterior, através de inquéritos e da observação dos alunos, refletindo sobre a metodologia adotada, os resultados implicados e os condicionalismos manifestados. Propõem-se futuros desenvolvimentos do tema, nomeadamente a criação de uma sala de atividades extracurriculares dedicada ao Espanhol, com uma metodologia de apoio pedagógico direcionada para a aprendizagem através dos sentidos.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia