Detalhes do Documento

O uso da imagem no ensino das línguas estrangeiras

Autor(es): Sousa, Paula Cristina Moreira de cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10216/66003

Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Assunto(s): Audiovisual - Utilização em sala de aula; Línguas - Aprendizagem; Línguas - Ensino


Descrição
A imagem, para além de presença constante na nossa vida, tem sido explorada como um recurso dotado de inúmeras potencialidades no ensino-aprendizagem das línguas estrangeiras. Inicialmente apenas enquanto imagem fixa e, com o desenvolvimento das novas tecnologias, na qualidade de imagem em movimento. Constatamos que se trata de um recurso bastante motivador, interessante, capaz de ilustrar e auxiliar o que por vezes pode ser difícil de explicar por palavras e para além disso, um excelente apoio à memória do aprendente, uma vez que o ajudará a recordar-se melhor do vocabulário novo estudado, das regras gramaticais trabalhadas, de aspetos culturais aprendidos ou de qualquer conteúdo a reter. Poderá ser também uma forma não só de aquisição de valores, como também de trabalhar as diferentes destrezas linguísticas. No entanto, para que a imagem seja um recurso de sucesso na aula de língua estrangeira, há que ter em conta determinados critérios no momento da sua seleção, tendo em conta os objetivos pretendidos, a idade dos alunos e os seus interesses.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia