Document details

Entre o herdado, o vivido e o projetado : estudo de caso sobre o sucesso educat...

Author(s): Quaresma, Luísa cv logo 1

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10216/63231

Origin: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Subject(s): Sucesso escolar; Ensino privado - Portugal; Ensino público - Portugal


Description
Esta investigação pretende refletir sobre o sucesso educativo numa aceção lata e não restrita à dimensão académica, tendo por pano de fundo a realidade educativa de dois colégios privados frequentados pelas classes dominantes e sedeados em Lisboa. A publicação dos rankings escolares trouxe para a ribalta o ensino privado como alegada alternativa de qualidade ao ensino publico, convidando-nos a imergir no universo de colégios que ocupam o palco mediático mas que permanecem nos bastidores da investigação sociológica e desafiando-nos a conhecer as representações sociais de sucesso dos seus agentes educativos, as praticas accionadas individual, familiar e organizacionalmente para o alcançar e também a captar, in loco, instantâneos da vida escolar. Adotando a triangulação metodológica, procedemos a uma analise de diferentes fontes documentais, escutamos a voz dos representantes colegiais, dos alunos, dos professores, dos pais e dos ex-alunos (realizando entrevistas individuais e grupais, grupos de discussão e aplicando um inquérito por questionário aos jovens) e demos também voz ao olhar, recorrendo à observação direta em diferentes espaços-tempos dos colégios. Deste estudo de caso alargado, reunimos urn manancial de dados que nos permitiu refletir sobre o projeto de educação integral dos herdeiros perseguido, em sintonia, por famílias e colégios e reconceptualizar a noção de sucesso, conferindo-lhe a multidimensionalidade e a multicontextualidade necessárias para uma compreensão holística do seu significado. Assim, num constante dialogo entre as pistas abertas pela incursão teórica e os frutos recolhidos na investigação empírica, analisamos o sucesso nas suas múltiplas dimensões: [...]
Document Type Doctoral Thesis
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU