Autor(es):
Viana, Victor
; Guimarães, M.J
; Teixeira, M.C
; Barbosa, M.C
Data: 2003
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10216/61842
Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto
Assunto(s): Ciências da Saúde
Descrição
In this paper of bibliographic review, the authors describe some of the main variables that influence the development of health attitudes in children and youth.
There are two approaches to remark. One follows Piaget’s cognitive development theory: developmental stages and their cognitive characteristics determine different stages of attitudes related to health.
The other approach includes those who use data from field research. The influence of family factors and influences from peers, school and media interact and contribute to learning and socialization of different kinds of health attitudes and behaviours.
Both approaches have to be taken in account in order to define educative strategies of health promotion. School system and mass-media have a very important role, and have to be included in the process of health education and their contribution has to be carefully defined. Neste trabalho de revisão bibliográfica, os autores procuram descrever alguns aspectos determinantes do desenvolvimento das atitudes face à saúde em crianças e jovens.
Neste domínio sobressaem dois pontos de vista. O primeiro, em que o referente teórico é o da teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget. Neste, os estádios de desenvolvimento e as estruturas cognitivas características contribuem para a construção de patamares em que se alicerçam atitudes face à saúde, tipicas de cada fase.
O segundo ponto de vista inclui os que recorrem aos elementos obtidos através da investigação de campo. Onde as influências de factores como a família e as suas atitudes, os pares, a escola e os mass-média se integram e contribuem para a aprendizagem e socialização de atitudes e comportamentos face à saúde.
As duas perspectivas, complementares entre si, devem ser usadas na definição de estratégias de ensino de atitudes e comportamentos protectores da saúde. Estratégias essas a ser implementadas nas crianças e jovens, desde as idades pré-escolares, e nas suas famílias, envolvendo o sistema educativo e os mass-média.