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Avaliação antropométrica dos alunos da escola E.B 2,3 de Pedrouços e sua relaçã...

Autor(es): Barros, Ana Luísa Ribeiro de cv logo 1

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10216/54808

Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Assunto(s): Universidade do Porto, Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação, Licenciatura em Ciências da Nutrição--Dissertações; Ciências da Nutrição--Tese de licenciatura; Áreas de estágio--Nutrição Clínica--Nutrição Comunitária (Saúde Pública)--Restauração e Alimentação Colectiva--Relatório de estágio; Antropometria, Composição Corporal; Alimentação Escolar


Descrição
Resumo da tese:INTRODUÇÃO: A qualidade e a quantidade de géneros alimentícios ingeridos em meio escolar têm um impacto enorme na saúde e bem-estar dos jovens. A antropometria nutricional permite a medição da variação das dimensões e composição corporal do organismo humano em diferentes fases etárias e graus de nutrição. As escolas reconhecem o seu papel na luta contra a Obesidade em Idade Pediátrica (OIP) e uma pletora de iniciativas tem vindo a surgir. OBJECTIVOS: Avaliar antropometricamente os alunos da escola E.B 2,3 de Pedrouços e relacionar esta avaliação com o número de refeições diárias e os locais das refeições realizadas em horário escolar. MATERIAL E MÉTODOS: Foi realizada, numa amostra de conveniência, a aplicação directa de um questionário que continha questões relacionadas com dados socio-demográficos, de actividade física e dados relativos ao número de refeições diárias, bem como ao tipo e local de refeições realizadas durante o período escolar. As medidas antropométricas efectuadas foram o peso, a estatura, o perímetro da cintura (PC) e o perímetro da anca. A percentagem de massa gorda (%MG) foi obtida através da impedância bioeléctrica (BIA). A análise estatística foi efectuada utilizando os testes mais adequados. RESULTADOS: De acordo com os pontos de corte de Índice de Massa Corporal (IMC) para adolescentes da Organização Mundial de Saúde (OMS) verificou-se que 0,6% dos alunos apresenta magreza, 69,4% são normoponderais, 25,9% têm excesso de peso e 4,1% obesidade. De acordo com as curvas de percentis de McCarthy et al, verificou-se que 28,2% estão abaixo do normal quanto à %MG, 39,4% dos alunos são normais, 12,4% têm excesso de gordura e 20,0% entram na obesidade.(...) Thesis abstract:INTRODUCTION: The quality and the quantity of foodstuffs ingested in school middle have an enormous impact in the health and the youths' well-being. The nutritional anthropometry allows the measuring of the variation of the dimensions and corporal composition of the human organism in different age phases and nutrition degrees. Schools have recognized their role in the fight against the Obesity in Pediatric Age and a plethora of initiatives has been coming to appear. OBJECTIVES: Evaluate anthropometrically the E.B 2,3 Pedrouços school’s students and to relate this evaluation with the number of daily meals and the places where the meals are taken during school time. MATERIAL AND METHODS: It was performed, in a convenience sample, a direct questionnaire related with socio-demographic data, physical activity and relative data related to the number of daily meals as well as the type and local of meals taken during the school period. The anthropometric measures were the weight, the hight, the waist circumference (WC) and the perimeter of the hip. The fat body mass percentage (%FBM) was obtained through the bioelectric impedance analysis. The statistical analysis was effectuated using the appropriate tests. RESULTS: In agreement with the Body Mass Index (BMI) points for adolescents of the World Health Organization it was verified that 0,6% of the students present underweight, 69,4% are normal, 25,9% are overweight and 4,1% are obese. In agreement with McCarthy et al, centil curves, it was verified that 28,2% are underfat, 39,4% of the students are normal, 12,4% are overfat and 20,0% are obese.(...) Contém um relatório de estágio curricular realizado no Centro de Saúde de Maia e Águas Santas e no Serviço de Psiquiatria do Hospital de São João, no âmbito da licenciatura em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. O exemplar do relatório de estágio existe apenas em formato papel e está disponível para consulta na Biblioteca da FCNAUP Tese de licenciatura em Ciências da Nutrição apresentada à Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto
Tipo de Documento Relatório
Idioma Português
Editor(es) Pinhão, Sílvia; Morais, Gisela
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