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Educação alimentar na escola : metodologias de abordagem nas escolas do ensino ...

Author(s): Silva, Carlos Edgar Bastos da cv logo 1

Date: 2003

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10216/54764

Origin: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Subject(s): Universidade do Porto, Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação, Licenciatura em Ciências da Nutrição--Dissertações; Ciências da Nutrição--Tese de licenciatura; Áreas de estágio--Restauração e Alimentação Colectiva--Segurança e Qualidade Alimentar--Nutrição Clínica--Apoio à Docência (UC Gatrotecnia e UC Alimentação Colectiva e Gestão)--Relatório de estágio; Educação Alimentar e Nutricional; Alimentação Escolar


Description
Resumo da tese: A existência, de um número cada vez maior de crianças e adolescentes com padrões alimentares pouco saudáveis, padrões estes que tenderão a perdurar na idade adulta e o aparecimento precoce de doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes tipo2 e alguns tipo de cancro justificam a implementação de programas de Educação Alimentar (EA) nestes grupos etários. A Educação para a saúde (EPS), de que faz parte a EA deve ser uma prioridade a nível escolar. Os programas de EA implementados em escolas devem estar apoiados numa política de EA a nível nacional. A escola é um local privilegiado para se implementar programas de EA, pois nela é possível abranger alunos, docentes, não docentes, família e comunidade envolvente. O êxito destes programas engloba um conjunto de aspectos, como a existência de orientações, formação de professores, existência de materiais adequados, uma abordagem sequencial ao longo de toda a escolaridade, uma duração adequada em cada ano lectivo, a criação de um ambiente escolar coerente com as mensagens de uma alimentação saudável, o envolvimento global de toda a escola, a indispensável inclusão da família e um planeamento cuidado dos projectos. A planificação dos projectos de EA nas escolas deve merecer uma atenção particular, a nível do diagnóstico, preparação e realização das actividades, assim como merecer uma avaliação contínua e final. Estes programas devem estar, preferencialmente, integrados nos currículos e a sua abordagem deve ter um carácter transversal. Contém um relatório de estágio realizado na escola EB 2/3 de São João da Madeira, no Hospital Infante D. Pedro e na FCNAUP, no âmbito da licenciatura em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. O exemplar do relatório de estágio existe apenas em formato papel e está disponível para consulta na Biblioteca da FCNAUP Tese de licenciatura em Ciências da Nutrição e Alimentação apresentada à Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.
Document Type Report
Language Portuguese
Editor(s) Kent-Smith, Luiza
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