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Análise qualitativa e quantitativa das ementas ovo-lacto-vegetarianas servidas ...

Author(s): Raposo, Ana Catarina Ribeiro de Vasconcelos cv logo 1

Date: 2007

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10216/54619

Origin: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Subject(s): Universidade do Porto, Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação, Licenciatura em Ciências da Nutrição--Dissertações; Ciências da Nutrição--Tese de licenciatura; Áreas de estágio--Nutrição Clínica--Nutrição Comunitária (Saúde Pública)--Segurança e Qualidade Alimentar--Relatório de estágio; Dieta Vegetariana; Alimentação Escolar; Planeamento de Ementa


Description
Resumo da tese:Uma alimentação ovo-lacto-vegetariana correctamente planeada pode ser nutricionalmente adequada para crianças e adolescentes promovendo o seu crescimento e desenvolvimento normais. As refeições escolares, além de visualmente atractivas, devem ser nutricionalmente adequadas e consistentes com as recomendações nutricionais. O objectivo deste trabalho foi analisar a ementa ovo-lacto-vegetariana, servida no horário do almoço do Colégio Adventista de Oliveira do Douro. Utilizaram-se os métodos de análise quantitativa pela pesagem dos ingredientes utilizados e porções servidas e de análise qualitativa através do método de Avaliação Qualitativa das Preparações do Cardápio (AQPC) adaptado. Através da análise qualitativa da ementa verificou-se alguma monotonia nos alimentos disponibilizados, nomeadamente sopa, fruta, hortícolas cozidos e saladas. Pela análise quantitativa relativamente à distribuição energética pelos macronutrientes verificou-se a existência de algumas refeições com valores fora dos intervalos de referência considerados. A maioria das refeições, para as 3 faixas etárias consideradas, encontrava-se abaixo do valor energético determinado. De forma a obter ementas mais adequadas para esta população em idade escolar sugerem-se algumas alterações. Thesis abstract: Appropriately planned lacto-ovo-vegetarian diets satisfy nutrient needs of children and adolescents and promote normal growth. School meals, besides being visually attractive should have the correct balance of energy and macronutrients. The aim of the present study was to analyse the lacto-ovo-vegetarian menu served at lunch in the Seventh Day Adventist College of Oliveira do Douro. The methods used were quantitative analysis through weigh of the ingredients used and portions served for three age groups and qualitative analysis through Qualitative Evaluation of Menu Components (QEMC) adapted. Through qualitative analysis we verified some monotony in the foods served, specially soup, fruit, cooked vegetables and salads. Quantitative analysis relatively to the energetic macronutrient distribution we verified some meals out of the considered ranges. Most meals, for the three age groups considered were above the energetic value determined. Some changes in the menu are suggested to improve and make it healthier for the school population. Contém um relatório de estágio curricular realizado no Posto de Saúde da Vila Municipal Santos Dumont e no Serviço de Nutrição e Dietoterapia do Hospital Universitário São Francisco de Paula, Pelotas, Brasil, no Departamento de Qualidade da Sodexho Portugal II, e no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia, no âmbito da licenciatura em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. O exemplar do relatório de estágio existe apenas em formato papel e está disponível para consulta na Biblioteca da FCNAUP Tese de licenciatura em Ciências da Nutrição apresentada à Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto
Document Type Report
Language Portuguese
Editor(s) Macedo, Susana
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