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Efeitos da publicidade/marketing alimentar sobre a obesidade infantil : Monogra...

Autor(es): Santos, Sandra Marisa Monteiro dos cv logo 1

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10216/54595

Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Assunto(s): Universidade do Porto, Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação, Licenciatura em Ciências da Nutrição--Dissertações; Ciências da Nutrição--Tese de licenciatura; Áreas de estágio--Nutrição Comunitária (Autarquias)--Restauração e Alimentação Colectiva--Relatório de estágio; Publicidade de alimentos; Obesidade; Nutrição da Criança


Descrição
Resumo da tese: O significativo e preocupante aumento da prevalência de excesso de peso e obesidade infantil tem instigado vários investigadores a tentar descobrir e analisar as principais causas e factores associados a este fenómeno que a OMS definiu como epidemia do séc. XXl. A publicidade e marketing alimentar têm gerado grande controvérsia e atraído diversas criticas pelo seu potencial promotor de hábitos e comportamentos alimentares pouco saudáveis. Contudo, a publicidade continua a ser um domínio ambíguo, e se a sua influência inequívoca nas preferências e atitudes alimentares está bem caracterizada, já a sua relação directa com a obesidade carece de mais investigação. Nesta monografia, discute-se sobretudo qual o efeito da qualidade e quantidade de publicidade a que as crianças mais estão expostas, quais os métodos de persuasão utilizados e clarifica-se, dentro das limitações dos estudos existentes, eventuais associações entre tal exposição e diversos factores como o sexo, idade, lMC, entre outras características, no sentido de avaliar estratégias/medidas futuras de intervenção, mais eficazes e efectivas na prevenção desta patologia. Thesis abstract: The significant and worrying increase in the prevalence of child overweight and obesity has instigated a number of researchers to try and find out the root causes, and factors, associated with this phenomenon, which WHO (World Health Organisation) defines as a 21th century epidemic. The food industry, with its advertising and marketing campaigns, have generated much controversy and attracted several criticism for promoting the creation of potential harmful eating habits/disorders, which can lead to unhealthy behaviour when it comes to food shopping, thus creating a dangerous trend in a persons diet and its effects in the long term health. However, advertising remains an ambiguous area, and if its unequivocal influence in food preferences and eating habits are well characterized, its direct relationship with obesity still needs further investigation. In this paper, discussions are focused mainly on the effect of quality and quantity of advertisements in which children are more exposed to, and what methods of persuasion are used for this effect. The purpose of this review is to clarify, within the limitations of existing studies, possible associations between such exposure and various factors, such as gender, age, BMl, among other characteristics, in the sense as to evaluate strategies/measures for future intervention which can lead to more positive and effective prevention of such pathology. Contém um relatório de estágio curricular realizado no Serviço de Gestão de Refeitório e Bares Municipais da Câmara Municipal da Amadora, no âmbito da licenciatura em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. O exemplar do relatório de estágio existe apenas em formato papel e está disponível para consulta na Biblioteca da FCNAUP Tese de licenciatura em Ciências da Nutrição apresentada à Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto
Tipo de Documento Relatório
Idioma Português
Editor(es) Vasconcelos, Maria Paes de; Graça, Pedro
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