Detalhes do Documento

Programas de intervenção alimentar/nutricional em meio escolar metodologias de ...

Autor(es): Marques, Ângela Marina Cardoso de cv logo 1

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10216/54594

Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Assunto(s): Universidade do Porto, Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação, Licenciatura em Ciências da Nutrição--Dissertações; Ciências da Nutrição--Tese de licenciatura; Áreas de estágio--Nutrição Clínica--Nutrição Comunitária (Saúde Pública)--Restauração e Alimentação Colectiva--Relatório de estágio; Educação Alimentar e Nutricional; Alimentação Escolar; Programas e Políticas de Nutrição e Alimentação


Descrição
Resumo da tese: Hábitos de uma alimentação saudável, desde os mais precoces estádios de vida, diminuem a probabilidade de ocorrência de doenças crónicas. Promover a saúde através da Educação Nutricional (EN), constitui uma aposta na saúde das gerações futuras. A Escola, ao abranger um grande número de crianças e adolescentes, é um local de excelência para o desenvolvimento de actividades de Promoção de Saúde (PS). O sucesso dos Programas de Intervenção Alimentar/Nutricional em Meio Escolar (PIANME) passa pela existência de uma base teórica sustentada e por uma criteriosa selecção dos componentes a implementar. Para além disso, a implementação dos PIANME deve basear-se em recomendações específicas, no sentido de abrangerem a Escola como um todo e de se tornarem efectivos na PS. A elaboração de intervenções nutricionais pode ser facilitada através do recurso a métodos de desenvolvimento e implementação de programas de PS. Estes modelos constituem ferramentas úteis a adoptar por profissionais de saúde, professores ou outros educadores envolvidos na elaboração de PIANME. Aprende a comer com a Fada Dentinho é um exemplo de uma intervenção nutricional desenvolvida pela Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM). Thesis abstract: Healthy eating habits, from the earliest stages of life, decrease the probability of chronic diseases´incidence. Promoting health through Nutrition Education (NE) is a good strategy to improve the next generation`s health. By reaching a large number of children and adolescents, the school is an excellent place to develop Health Promotion (HP) activities. The success of School-based Food & Nutrition Intervention Programs (SbF&NIP) depends on a good theoretical rationale and on a careful selection of Key-components. Furthermore, specific recommendations underlying the SbF&NIP implementation should be followed to provide an effective and comprehensive school health program. There are specific methodologies to develop and implement HP`s programs that guide the elaboration of nutritional interventions. These models are useful tools to be adopted by health professionals, teachers or other educators involved in the development of a SbF&NIP. Aprende a comer com a Fada Dentinha is a local example of a nutrition intervention, carried out by Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM). Contém um relatório de estágio curricular realizado no Núcleo de Nutrição do Centro de Saúde de Aldoar e no Serviço de Nutrição e Alimentação da Unidade Local de Saúde de Matosinhos, no âmbito da licenciatura em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. O exemplar do relatório de estágio existe apenas em formato papel e está disponível para consulta na Biblioteca da FCNAUP Tese de licenciatura em Ciências da Nutrição apresentada à Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto
Tipo de Documento Relatório
Idioma Português
Editor(es) Magalhães, Mónica Tânia Silva
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia