Autor(es):
Patrício, Sandra Luísa Martins
Data: 2009
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10216/54489
Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto
Assunto(s): Universidade do Porto, Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação, Licenciatura em Ciências da Nutrição--Dissertações; Ciências da Nutrição--Tese de licenciatura; Áreas de estágio--Nutrição Clínica--Nutrição Comunitária (Saúde Pública)--Restauração e Alimentação Colectiva--Relatório de estágio; Nutrição da Criança; Educação Alimentar e Nutricional
Descrição
Resumo da tese:Objectivos: Avaliar qualitativamente o pequeno-almoço (PA), avaliar a frequência com que as crianças ingerem o pequeno-almoço e as razões da sua omissão. Metodologia: Foram avaliados 302 alunos do 1º Ciclo da Escola EB1/PE de Machico com idades compreendidas entre os 5 e 12 anos. A recolha de dados foi feita através de um questionário de aplicação indirecta, por intermédio de entrevista individual. Através do SPSS efectuou-se a análise descritiva das variáveis a partir da determinação de medidas de tendência central e de dispersão, dos extremos e das frequências categóricas. Foi realizado o teste t de Student para amostras independentes, ANOVA e os coeficientes de correlação de Pearson e de Spearman. Considerou-se um nível de significância para p<0,05. Resultados: O pequeno-almoço é ingerido diariamente por 97% das crianças. Na maioria dos casos o PA é ingerido em casa, com a família, e a mãe é a responsável pela sua preparação. Dos 3% que não ingerem o PA, as razões mais apontadas para a sua omissão foram a falta de tempo e a falta de apetite. Relativamente à qualidade do PA, apesar de haver uma boa percentagem de crianças a ingeri-lo, não o fazem com a qualidade desejável. Apenas 2,4% das crianças ingerem um PA completo, 81,4% ingerem um PA razoável e 16,2% ingerem um PA incompleto. Conclusão: Este estudo mostra que não só é importante educar para a ingestão diária do pequeno-almoço, mas também é importante educar para a melhoria da sua qualidade, para que as crianças possam começar o novo dia com a energia e os nutrientes necessários para as primeiras horas da manhã. A criação de iniciativas em torno do pequeno-almoço saudável é importante a nível escolar, mas é igualmente importante o envolvimento dos pais nestas iniciativas. Thesis abstract:Objectives: Evaluate the quality of breakfast, evaluate breakfast consumption and identify its skipping reasons. Methods: Where evaluated 302 children from the elementary school EB1/PE of Machico with 5 to 12 years old. Data was obtained by questionnaire whit indirect application, intermediate individual interview. Was used SPSS to obtain the descriptive analyses, this was consisted in the determination of central tendency, dispersion measures and category frequencies. The t Student test was used to independent samples, ANOVA and coefficient of correlation from Pearson and Sperman. The significant level was consider at p<0,05. Results: Breakfast eaters where 97%. The majority of children took breakfast at home, with their family, and the mother was responsible for making it. Breakfast skippers where 3%. The most common reasons for skipping breakfast where lack of time our lack of hunger. There where a significantly number of children that consumed breakfast, but not with good quality. Only 2,4% of children consumed a breakfast that was consider complete, 81,4% consumed a breakfast that was consider reasonable and 16,2% consumed a breakfast that was consider incomplete. Conclusion: This study shows that not only is important educate the habit of eating breakfast every day, but it also important to educate development the habit of eating a good quality breakfast, for children begin the new day with the energy and the nutrients that they need for the first hours of the morning. It is important the creation of initiatives around a healthy breakfast in school but it is also important the involvement of parents in those initiatives. Contém um relatório de estágio curricular realizado no Centro de Saúde de Machico, na Região Autónoma da Madeira, no âmbito da licenciatura em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. O exemplar do relatório de estágio existe apenas em formato papel e está disponível para consulta na Biblioteca da FCNAUP Tese de licenciatura em Ciências da Nutrição apresentada à Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto
Tipo de Documento
Relatório
Idioma
Português
Editor(es)
São Marcos, Teresa Cristina Madeira de; Pinhão, Sílvia