Autor(es):
Machado, Elisabete Reis
Data: 2008
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10216/54429
Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto
Assunto(s): Universidade do Porto, Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação, Licenciatura em Ciências da Nutrição--Dissertações; Ciências da Nutrição--Tese de licenciatura; Áreas de estágio--Nutrição Clínica--Nutrição Comunitária (Autarquias)--Nutrição Comunitária (Saúde Pública)--Educação Alimentar--Relatório de estágio--Questionário aplicado aos idosos da Associação Censo--Questionário aplicado na formação sobre Amamentação--Questionário aplicado na formação aos enfermeiros; Alimentação escolar; Educação Alimentar e Nutricional; Disponibilidade de Alimentos
Descrição
Resumo da tese: Os maus hábitos alimentares dos jovens, em geral, e as possíveis consequências decorrentes desse facto levam a pensar na necessidade de avaliar quais as estratégias mais eficazes para melhorar a sua alimentação. Tendo isso em consideração, este trabalho surge com o objectivo de avaliar a eficácia da educação e da alteração da disponibilidade alimentar em escolas EB2,3. Para a realização deste projecto utilizaram-se duas escolas EB2,3 da região de Viana do Castelo, que autorizaram a intervenção proposta. Procedeu-se à avaliação das práticas alimentares dos alunos através de um questionário e do levantamento dos registos de vendas do refeitório e bufete escolares, em ambas as escolas, antes e após a intervenção. Desenvolveram-se actividades ao nível da alteração da disponibilidade (no refeitório e no bufete) e da educação alimentar apenas numa escola (escola de intervenção), funcionado a outra como controlo. As actividades de educação alimentar desenvolvidas foram, essencialmente, a afixação de cartazes e panfletos e a realização de sessões de educação alimentar. No final destas sessões foi aplicado um pequeno questionário para avaliar a sua eficácia. Obtiveram-se resultados positivos, sobretudo, ao nível da quantidade de alimentos vendidos no bufete, na contribuição das sessões de educação alimentar para o incentivo à mudança de alguns hábitos alimentares e na frequência alimentar de alguns alimentos. Esta última alteração, ocorreu em ambas as escolas, em diferentes alimentos. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que a alteração da disponibilidade e a educação alimentar parecem ser eficazes na melhoria dos hábitos alimentares dos jovens, porém para conseguir resultados, melhores e duradoiros, seria necessária uma intervenção prolongada e não apenas de um mês ou dois. Thesis abstract: The bad food habits of young people, in general, and the possible consequences resulting from this fact leads to thinking about the necessity of evaluate which are the most efficient strategies to improve their nutrition. The aim is to evaluate the effectiveness of education and changing food availability in basic schools (2nd and 3rd levels). The research was conducted in two basic schools (2nd and 3rd levels) of the region of Viana do Castelo, that allowed the intervention proposed. The student’s food practices were evaluated through a questionnaire and the lifting of the registers of sales of the school cafeteria and buffet, in both schools, before and after the intervention. The activities were to modify food availability (in the cafeteria and buffet) and food education only in the intervention school. The nutritional education activities were, essentially, the display of posters and leaflets and group sessions about food education. At the end of these sessions a small questionnaire was applied to assess its effectiveness. We found positive results, especially in the quantity of some foods sold on the buffet, in the contribution of the sessions of food education for the incentive to change eating habits and in the food frequency of some foods. This last change took place in both schools, in different food groups. The results allow us to conclude that the change in food availability and nutritional education can be effective in improving the eating habits of young people, but to achieve more, better and lasting results, a long last intervention and not just a month or two, is required. Contém um relatório de estágio curricular no Câmara Municipal da Maia e no Centro de Saúde de Monção, no âmbito da licenciatura em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. O exemplar do relatório de estágio existe apenas em formato papel e está disponível para consulta na Biblioteca da FCNAUP Tese de licenciatura em Ciências da Nutrição apresentada à Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto