Author(s):
Padez, Cristina
; Padrão, Patrícia
; Macedo, Ana
; Santos, Ana
; Gonçalves, Nilza
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10216/21652
Origin: Repositório Aberto da Universidade do Porto
Subject(s): Ciências da Saúde
Description
Uma hidratação adequada envolve o consumo de cerca de 3 litros de água/ dia, que advém da ingestão de água mas também de outras bebidas e alimentos. Neste artigo apresentam-se os dados preliminares do primeiro estudo de caracterização do consumo de bebidas e aporte hídrico da população Portuguesa.
Estudo transversal, representativo da população Portuguesa entre os 14 e 70 anos. Recolheram-se por random-route: dados sócio-demográficos e clínicos; ingestão de bebidas nas 24h precedentes; preocupação com a saúde, imagem corporal e estado de hidratação; atitudes face a bebidas. Foram realizadas análises descritivas e comparativas, assumindo-se uma significância de 0,05.
Nos 784 indivíduos da amostra estudada verificou-se um aporte hídrico médio, através de bebidas, de 1,6±0,8 litros/dia. À excepção das adolescentes do sexo feminino, observou-se em todos os grupos estudados um aporte hídrico inferior ao recomendado pelo Institute of Medicine (EUA). Do aporte hídrico, 46% foi proveniente da ingestão de água, verificando-se um maior peso do consumo de: bebidas alcoólicas nos homens; água, café e chá nas mulheres; e leite, refrigerantes e sumos nos jovens.