Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação - Especialização em Intervenção Precoce ; Este estudo pretende ser um contributo para a compreensão das Necessidades e Expectativas das famílias de crianças com Perturbações do Espectro do Autismo (PEA). Para responder aos objetivos propostos foi definida uma amostra de dez famílias, subdiv...
This study, which reflects on the supervision of internships, is not a new issue in the context of nursing. However, the issue investigated as organizational subject appears in the portuguese context as a novelty. The thesis focuses on the guidelines and practices of supervision placements in Nursing as an analyzer of the interorganizational articulation Nursing School and Hospitalphenomena. The course of this ...
Na maioria dos Cursos de Licenciatura em Enfermagem em Portugal, o ensino clínico em contexto hospitalar acontece em alternância com a componente curricular em contexto académico e tem sido reconhecido como um período de elevado valor formativo, pela variedade e riqueza de aprendizagens realizadas. Contudo, a vivência dos estudantes em contexto hospitalar é também caracterizada pela ambiguidade, incerteza e con...
A Revista tem visibilidade internacional, através Cantárida/Cuiden, CINAHL, Latindex e SciELO Portugal. Incorporada na SciELO Citation Index, Web of Knowledge, Thomson Reuters ; O estudo, de pendor qualitativo e interpretativo, debruça-se sobre as orientações e as práticas de supervisão de estágios em Enfermagem como analisador dos fenómenos de Articulação interorganizacional Escola de Enfermagem e Hospital. É...
A compreensão da formação em contexto de trabalho hospitalar passa pelo estudo das dimensões organizacionais do hospital. No estudo exploratório, de cariz qualitativo, intitulado “O Hospital como organização e a formação em contexto de trabalho”, foi possível mostrar que o hospital pode também ser perspetivado a partir dos modelos de análise, tais como o modelo de sistema social, o modelo político e o modelo a...
ISBN: 978-989-8272-17-1 ; O presente artigo centra-se no projeto Supervisão em Enfermagem: novas perspetivas para a mudança que decorreu entre abril de 2011 a março de 2012. Na génese do projeto esteve a preocupação dos docentes investigadores da ESE-UM com um conjunto de fatores relacionados com a qualidade do ensino e da aprendizagem em contextos clínicos, nomeadamente: a necessidade de implementar o novo Mo...
Este projeto visa proporcionar uma ferramenta de auxílio, a estudantes e profissionais da área de contabilidade, que pretendam abordar pela primeira vez o tema de Consolidação de Contas. O objetivo principal desta dissertação é apresentar uma visão clara e simples desta problemática, elucidando sobres os princípios base afetos ao processo de consolidação. Tal processo caracteriza-se pela agregação de Demonstraç...
O texto apresenta um projecto que emerge da necessidade de compreender e colmatar problemas da supervisão em ensino clínico em Enfermagem, colocando a investigação ao serviço da inovação e melhoria da qualidade da formação. Tem como objectivo desenvolver e avaliar um programa de intervenção centrado na formação teórico-prática de supervisores (enfermeiros e docentes) e na implementação de projectos de investiga...
O estudo que agora é apresentado tem como objectivos principais explorar e descrever as perspectivas e vivências dos alunos estagiários sobre a articulação Escola de Enfermagem e Hospital em contexto de supervisão de estágios. Uma amostra de 43 alunos estagiários (3º ano), de uma Escola Superior de Enfermagem, respondeu a um inquérito por questionário focalizado em quatro dimensões: i) Contexto de trabalho hosp...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |