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Obtenção da forma 3D de objectos usando uma metodologia de Reconstrução de Estr...

Autor(es): Teresa Cristina de Sousa Azevedo cv logo 1 ; João Manuel Ribeiro Silva Tavares cv logo 2 ; Mário Augusto Pires Vaz cv logo 3

Data: 2005

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10216/207

Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Assunto(s): Ciências tecnológicas; Engenharia , Ciências tecnológicas; Tecnologia; Tecnologia de computadores


Descrição
Em Visão Computacional, várias são as técnicas sem contacto e sem projecção de energia que se podem utilizar para recuperar a estrutura 3D de uma cena ou de um objecto. O objectivo principal do projecto a reportar neste artigo, é a obtenção de modelos 3D definidores da geometria de objectos reais, utilizando metodologias de Reconstrução de Estruturas a partir do Movimento da(s) câmara(s) ou dos próprios objectos. Este procedimento é habitualmente designado por "obtenção da estrutura a partir do movimento", e no caso presente, não se pretende impor qualquer tipo de restrição ao movimento. Assim, partindo de uma sequência de imagens não calibradas, pretende-se extrair o movimento em causa, a calibração da(s) câmara(s) considerada(s), e obter a geometria 3D do objecto em causa. Resumidamente, neste artigo são apresentadas as metodologias mais usuais neste domínio, descrito o trabalho por nós já desenvolvido, apresentados alguns resultados experimentais obtidos e respectivas análises e, por último, serão enumeradas algumas conclusões e perspectivas de trabalho futuro.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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