Document details

O Role Play como ferramenta no desenvolvimento das competências comunicativas d...

Author(s): Cardoso, André Filipe Martins Pêra cv logo 1 ; Vieira, Maria de Fátima de Sousa Basto cv logo 2 ; Matos, Maria Elizabeth Ellison de cv logo 3 ; Tomé, Simone Auf der Maur cv logo 4

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10216/20355

Origin: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Subject(s): Competência comunicativa; Investigação-ação; Línguas - Ensino; Jogos de representação


Description
Este trabalho aborda o uso do Role Play como ferramenta no desenvolvimento das competências comunicativas dos alunos do ensino básico. O objecto de estudo são duas turmas do ensino básico, uma do 1º ciclo outra do 3º ciclo. O objectivo desta "Investigação-Acção" é melhorar a fluência linguística dos alunos assim como alterar os seus hábitos de interacção, encorajando os alunos a comunicarem de forma mais regular entre eles e menos com o professor. É neste contexto que o Role Play surge como ferramenta ideal pois permite ao professor criar múltiplos contextos onde os alunos são encorajados a utilizar a língua alvo sem que o professor intervenha de forma sistemática nas aulas. Os resultados desta "Investigação-Acção" foram interessantes e indicam que o Role Play pode ser uma ferramenta útil na sala de aula.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU