Detalhes do Documento

O Role Play como ferramenta no desenvolvimento das competências comunicativas d...

Autor(es): Cardoso, André Filipe Martins Pêra cv logo 1 ; Vieira, Maria de Fátima de Sousa Basto cv logo 2 ; Matos, Maria Elizabeth Ellison de cv logo 3 ; Tomé, Simone Auf der Maur cv logo 4

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10216/20355

Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Assunto(s): Competência comunicativa; Investigação-ação; Línguas - Ensino; Jogos de representação


Descrição
Este trabalho aborda o uso do Role Play como ferramenta no desenvolvimento das competências comunicativas dos alunos do ensino básico. O objecto de estudo são duas turmas do ensino básico, uma do 1º ciclo outra do 3º ciclo. O objectivo desta "Investigação-Acção" é melhorar a fluência linguística dos alunos assim como alterar os seus hábitos de interacção, encorajando os alunos a comunicarem de forma mais regular entre eles e menos com o professor. É neste contexto que o Role Play surge como ferramenta ideal pois permite ao professor criar múltiplos contextos onde os alunos são encorajados a utilizar a língua alvo sem que o professor intervenha de forma sistemática nas aulas. Os resultados desta "Investigação-Acção" foram interessantes e indicam que o Role Play pode ser uma ferramenta útil na sala de aula.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia