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Textverstehen-Textverständlichkeit : Erstellung und praktische Anwendung eines ...

Autor(es): Tomé, Simone Auf der Maur cv logo 1

Data: 2007

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10216/18121

Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Assunto(s): Competência textual; Leitura; Legibilidade; Língua alemã


Descrição
A leitura de textos diversificados enquanto género e categoria afigura-se fundamental no processo de aprendizagem duma língua estrangeira. É por via da leitura que o aluno adquire, para além da competência linguística e textual, acompetência cultural necessária para identificar e entender significados implícitos nos mais diversos enunciados discursivos. Tentou-se, por isso, neste trabalho, dar resposta a uma questão central na análise da compreensibilidade de textos (neste caso artigos de jornal): Quais os aspectos que contribuem decisivamente para a compreensibibilidade/legibilidade de um determinado texto? Após apresentar o ponto de situação do estado da arte no âmbito da investigação nesta área de conhecimento, é proposto um modelo de análise textual que, por um lado, deve permitir ao leitor/aluno identificar os aspectos relevantes para a legibilidade dum texto e, por outro, contribuir para a avaliação adequada e rigorosa por parte do professor do grau de dificuldade dum texto a apresentar a um grupo tão específico como o aprendente duma língua estrangeira. A aplicação prática do modelo apresentado compreende a 2ª parte deste trabalho onde as hipóteses daí decorrentes são confrontadas com as respostas a um inquérito, elaborado para este efeito, a 40 alunos (alunos de Alemão II da FLUP) que, por sua vez, permitirá tirar algumas conclusões relativamente aos aspectos relevantes na metodologia do ensino da leitura desta categoria textual.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Alemão
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