Author(s):
Loureiro, Ana
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/709
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
Description
Introdução: Programas de self-management têm como objectivo habilitar os
pacientes com estratégias necessárias para levar a cabo procedimentos
específicos para a patologia. A última revisão sistemática sobre selfmanagament
em DPOC foi realizada em 2007, concluindo-se que ainda não
era possível fornecer dados claros e suficientes acerca de recomendações
sobre a estrutura e conteúdo de programas de self-managament na DPOC. A
presente revisão tem o intuito de complementar a análise da revisão anterior,
numa tentativa de inferir a influência do ensino do self-management na DPOC.
Objectivos: verificar a influência dos programas de self-management na
DPOC, em diversos indicadores relacionados com o estado de saúde do
paciente e na sua utilização dos serviços de saúde.
Estratégia de busca: pesquisa efectuada nas bases de dados PubMed e
Cochrane Collaboration (01/01/2007 – 31/08/2010). Palavras-chave: selfmanagement
education, self-management program, COPD e pulmonary
rehabilitation.
Critérios de Selecção: estudos randomizados sobre programas de selfmanagement
na DPOC.
Extracção e Análise dos Dados: 2 investigadores realizaram,
independentemente, a avaliação e extracção de dados de cada artigo.
Resultados: foram considerados 4 estudos randomizados em selfmanagement
na DPOC nos quais se verificaram benefícios destes programas
em diversas variáveis: qualidade de vida a curto e médio prazo, utilização dos
diferentes recursos de saúde, adesões a medicação de rotina, controle das
exacerbações e diminuição da sintomatologia. Parece não ocorrer alteração na
função pulmonar e no uso de medicação de emergência, sendo inconclusivo o
seu efeito na capacidade de realização de exercício.
Conclusões: programas de self-management aparentam ter impacto positivo
na qualidade de vida, recurso a serviços de saúde, adesão à medicação,
planos de acção e níveis de conhecimento da DPOC. Discrepâncias nos
critérios de selecção das amostras utilizadas, períodos de seguimento
desiguais, consistência das variáveis mensuradas, condicionam a informação
disponibilizada sobre este assunto. Background: Self-management programs aim to enable patients with skills
needed to carry out specific procedures to the disease. The last systematic
review of self-managament in COPD was conducted in 2007, concluding that it
was not possible to provide clear and sufficient information about
recommendations on its structure and content. This review is intended to
complement the previous review in an attempt to infer the influence of teaching
self-management in COPD.
Objectives: verify the influence of COPD self-management education
programmes in several indicators of this disease, assigned to the patients
health status and use of health care services.
Search strategy: the search was conducted through PubMed and Cochrane
Collaboration databases (01 January 2007 until 31 August 2010). Keywords:
self-management education, self-management program, COPD and pulmonary
rehabilitation.
Selection criteria: randomized trials of self-management education
programmes in patients with COPD.
Data collection and analysis: two reviewers conducted independently the
assessment and data extraction of each article.
Results: four randomized studies were considered in self-management in
COPD in which benefits on several outcomes have been reported: short to
medium term quality of life, routine medication adherence, health resources
utilization, control of exacerbations and reduction in symptoms. It seems not to
have any influence in lung function and use of rescue medication, being
inconclusive its effect on exercise capacity.
Conclusions: self-management programs appear to have positive impact on
quality of life, health services utilization, medication compliance, action plan and
levels of awareness of COPD. Discrepancies in the criteria for selection of
samples used, uneven follow-up periods, and consistency of the variables
measured, restrict the information on this subject.