Autor(es):
Bessa, Rui
Data: 2003
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.22/3140
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
Descrição
A primeira intenção deste artigo é avivar o conhecimento do vilancico, género poético-musical que
permaneceu,
durante
quase
dois
séculos,
no
esquecimento
da
História
da
Música
nacional.
Canção
genuinamente peninsular, o vilancico português foi mesmo o género mais profusamente conhecido e
executado em Portugal, nos séculos XV ao XVIII, e que teve enorme aceitação na Igreja, na corte, na nobreza
e no povo. Apesar de pouco conhecido, o vilancico, que começou popular e profano, assumiu-se depois sacro-
profano ao entrar nos templos e acabou por ser religioso e imprescindível nos serviços litúrgicos do Ofício e
da Missa. Foi motivação para que as igrejas se enchessem de devotos, que procuravam nele o fortalecimento
da Fé; de não devotos, que corriam aos templos para os ouvir e ver a espectacularidade com que eram
cantados e representados. Esteve presente nos serões e festas comemorativas dos palácios da corte e dos
fidalgos. Os dramaturgos, de então, deram-lhe grande relevo ao inclui-lo nas suas peças teatrais.
É justo, por isso, que se dê ao vilancico a atenção que merece para que, cada vez mais, seja conhecido e
executado. Este é o principal objectivo deste artigo.