Autor(es):
Carvalho, Cláudia
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.22/1972
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
Assunto(s): Saúde; Valor; Preço; Competitividade; Health; Value; Price; Competition
Descrição
A criação de valor no mercado da saúde enquanto factor diferenciador para a negociação de
preços e competitividade em contexto de crise mundial
Numa altura em que o sector da saúde é apontado como uma área crítica de custos, torna-se cada
vez mais difícil orientar a contratação em saúde baseada em valor para os pacientes, ou seja, pelos
resultados obtidos e não pelo volume de cuidados prestados.
Pretendeu-se estudar a criação de valor no mercado da saúde enquanto factor diferenciador para a
negociação de preços e competitividade em contexto de crise económica. Procedeu-se à
comparação dos resultados operacionais de uma empresa enquanto prestadora de serviços de
Oxigenoterapia ao domicílio, tendo por base duas estratégias diferentes: redução directa de preços
ou manutenção de preços com criação de valor para o cliente. As propostas foram posteriormente
apresentadas para avaliação e votação on-line por um grupo 8 gestores hospitalares.
A proposta baseada em valor (Nº2) apresenta melhores resultados operacionais (41%) embora
apresente maiores custos. No que se refere à votação das propostas e tendo em conta o cenário
apresentado, metade dos gestores optaram pela proposta Nº1 (N=4) e outra metade pela proposta
Nº2 (N=4). Contudo, a maioria dos gestores (N=7) consideraram a proposta Nº1 a mais competitiva
em contexto de competição com mais fornecedores.
Conclui-se que numa negociação de contratos de cuidados de saúde, uma proposta baseada em
valor, pode garantir a manutenção dos preços. Todavia, mantendo-se uma situação económica de
recessão e num cenário competitivo de vários fornecedores este tipo de propostas pode não eleita,
pelo facto de aparentemente não representar ganhos imediatos para a instituição contratante. Value-based in the Health Care market as a capital gain for prices negotiations and
competition in a world economic crisis context.
At a time in which health care is seen as a heavy cost to the public finances, it is even more difficult
to make decisions about hiring value-based health care services, in other words, making decisions
taking the results into account, instead of the quantity of services provided to patients.
The aim of this essay is to study value achievement in the health care market as a capital gain for
prices negotiations and competition in an economic crisis context. The financial profitability of a
home care oxygen provider was analyzed taking two different strategies into account: prices
decrease or keeping prices but creating value for patient. These two proposals were submitted to
eight hospital managers for consideration and online choice.
The proposal based on value (Nº2) has got better operational results and profitability (41%) although
bigger costs. As far as the hospital managers’ choice is concerned, and considering the given
scenario, half of the hospital managers chose proposal nº 1 (N=4)and the other half chose proposal
nº 2 (N=4). Nevertheless, most of the managers (N=7), considered proposal nº1 to be the most
competitive in an economic recession context and in competition with other providers.
We conclude that in a negotiation for health care services, a value based proposal can assure the
price maintenance. However in competitive scenario with more than one competitor, this kind of
proposal could not be selected, because it doesn´t represents quick wins.
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Silva, Eduardo; Pereira, Adalmiro