Autor(es):
Garrido, Sara
; Cardoso, Eva
; Correia, Adelina
; Ferreira, Marisa R.
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.22/1835
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
Assunto(s): Marketing; Responsabilidade social
Descrição
O presente artigo debruça-se sobre os conceitos de responsabilidade social e marketing, dando especial
enfoque ao marketing relacionado a causas, servindo o sector lucrativo e não lucrativo. Focaliza-se a
análise na campanha e projecto CAUSA MAIOR uma iniciativa do Modelo e Cruz Vermelha Portuguesa,
com três anos de existência, dirigido a diversas franjas da população. Este é um projecto socialmente
responsável por visar combater o isolamento e a exclusão social numa categoria demográfica
especialmente frágil - os seniores, materializando-se em cirurgias, equipamentos ortopédicos de apoio,
entre outros. O CAUSA MAIOR teve acções de marketing fortíssimas com vista à promoção do seu produto
solidário, para isso recorreu à associação a figuras públicas, parceria com uma estação televisiva, surgimento em programas televisivos, de tal forma que o projecto per si garantiu a continuidade do
mesmo e inputs muito importantes para a Cruz Vermelha Portuguesa. This article focus is on the concepts of social res
ponsibility and marketing, giving special attention
to
cause related marketing, serving profit and nonprof
it industries. Its focus is on the analysis and des
ign of
CAUSA MAIOR campaign, an initiative of Modelo and C
ruz Vermelha Portuguesa, with three years of
existence, designed to different segments of the po
pulation. This is a social responsible project orie
nted
to battle isolation and social exclusion in a parti
cular demographic category - seniors, materialized
through surgeries, acquisition of orthopaedic equip
ment, just to mention some examples. CAUSA MAIOR
project had very strong marketing campaigns to prom
ote its solidarity product, using well known public
figures, a partnership with a television channel, a
ppearance in television programs, in such a way tha
t
the project itself guaranteed its maintenance and t
he inputs for Cruz Vermelha Portuguesa were very
important.