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Psicólogo e professor? Relações duais no ensino superior

Autor(es): Barreto, João Francisco cv logo 1 ; Bertão, Ana Maria cv logo 2 ; Sampaio, Ruth cv logo 3

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.22/1703

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Assunto(s): Relações duais e múltiplas; Conflito de papéis; Violação e quebra de limites; Ética; Apoio psicológico no Ensino Superior; Transferência-contratransferência


Descrição
Uma relação múltipla ou dual ocorre quando o Psicólogo mantém uma relação profissional com uma pessoa e, simultânea ou sequencialmente, assume, assumiu ou planeia assumir um outro papel, profissional ou não, junto da mesma ou de alguém que lhe é próximo. Genericamente, considera-se que as relações múltiplas de cariz sexual são prejudiciais e eticamente indesejáveis, ao passo que as de natureza não sexual são por vezes inevitáveis, não necessariamente antiéticas e nem sempre prejudiciais. Apesar da atenção que o assunto tem merecido noutros países, pouco se tem estudado ou debatido a seu respeito no contexto da intervenção psicológica em Portugal, e menos ainda no âmbito do Ensino Superior. O Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses, recentemente aprovado e publicado, refere-se a conflitos de interesses, relações múltiplas e relações românticas ou sexuais em termos que sinalizam a questão mas exigem aprofundamento e contextualização. Neste trabalho, reflectimos sobre o problema da relação dual Professor-Aluno e Psicólogo-Cliente, simultânea ou sequencial, com que frequentemente se deparam os serviços de apoio psicológico no contexto do Ensino Superior. Em particular, discutimos os conflitos de papel num duplo plano: ético, da tomada de decisão; e técnico, da gestão das dinâmicas transferenciais-contratransferenciais.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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