Detalhes do Documento

O discurso da sociedade brasileira sobre o sujeito deficiente no processo const...

Autor(es): Castelani, Custódio Serrati cv logo 1

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/5180

Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona

Assunto(s): EDUCAÇÃO; EDUCAÇÃO INCLUSIVA; ANÁLISE DO DISCURSO; DEFICIENTES; BRASIL; EDUCATION; INCLUSIVE EDUCATION; DISCOURSE ANALYSIS; DEFICIENT; BRAZIL; MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO


Descrição
O presente trabalho teve por objetivo investigar quais eram os valores atribuídos ao sujeito deficiente pela sociedade brasileira para a sua (res)significação no discurso constitucional de 1988, e identificar qual era o pensamento da sociedade brasileira, no processo constituinte de 1987/88, sobre a inclusão educativa do sujeito deficiente. A pesquisa realizada, de natureza qualitativa e documental, percorreu um caminho construído por fases, como: selecionar a materialidade discursiva nos textos linguísticos do corpus de arquivos da Assembleia Nacional Constituinte referida, proceder aos recortes dos fragmentos discursivos de maior relevo para serem analisados metodologicamente e desvelar o pensamento da sociedade brasileira sobre a inclusão educativa do sujeito deficiente. O referencial teórico-metodológico adotado para fundamentar as reflexões foi a Análise de Discurso de filiação francesa. O resultado evidenciou que a inclusão educativa para o sujeito deficiente não era o objetivo mediato da sociedade brasileira. O que se buscava era valorizar o ser humano em primeiro lugar e, para tanto, tutelar a dignidade humana como um valor ético moral, e garantir uma cidadania plena e igualitária para todos. Com essas garantias, restou também assegurada ao sujeito deficiente a inclusão educativa como um direito social. The object of the present paper was to investigate the values assigned to the deficient subject by Brazilian society towards the alteration of their significance in the 1988 constitutional discourse, and to identify the thought of Brazilian society in the 1987/88 constitutional processes concerning the deficient subject‟s educational inclusion. The qualitative and documental research carried out followed a path built by phases, such as: selecting the discursive material in the linguistic texts included in the aforesaid Constitutional National Assembly files corpus, proceeding the clipping of the most relevant discursive fragments to be methodologically analyzed, and unveiling the thought of Brazilian society concerning the deficient subject‟s educational inclusion. The theoretical-methodological reference body adopted to set the foundations for reflections was the French-affiliated Discourse Analysis. The results showed evidence that an educational inclusion for the deficient subject was not the mediate object of Brazilian society. What was being searched was to value the human being in the first place, and in order to do so, to protect human dignity as a moral and ethical value and to ensure full and equalitarian citizenship to everyone. With such guarantees, educational inclusion was also assured to the deficient subject as a social right. Orientação: José Brás
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Brás, José, orient.
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia