Document details

Lidar com a diferença : as dificuldades que os educadores de infância sentem na...

Author(s): Santos, Vera Mónica Correia Batista dos cv logo 1

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10437/4908

Origin: ReCiL - Repositório Científico Lusófona

Subject(s): EDUCAÇÃO; EDUCATION; EDUCAÇÃO ESPECIAL; SPECIAL EDUCATION; NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS; SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS; INCLUSÃO ESCOLAR; SCHOOL INCLUSION; EDUCADORES DE INFÂNCIA; CHILDHOOD EDUCATORS


Description
O presente trabalho tem por objectivo identificar as dificuldades sentidas pelas educadoras de infância na inclusão de crianças com necessidades educativas especiais (NEE) na sala de aula. Cada vez mais surgem casos de crianças com NEE que pretendem ser incluídas em turmas de pré-escolar, “… a inclusão no jardim-de-infância é um dos contextos mais importantes, mas não o único, no qual as crianças se preparam para se tornarem cidadãs do mundo.” (Odom, L. II: 2007). As educadoras de infância deparam-se diariamente com crianças com características diferentes, com NEE e sentem dificuldades em lidar com estas situações, pois muitas vezes não têm apoio suficiente em termos humanos e formativos. Através da aplicação de questionários às educadoras de infância, proponho-me a perceber quais são as dificuldades sentidas de forma a expor as dificuldades existentes e de alguma forma contribuir para a procura de soluções e para que possam minimizar essas dificuldades que impedem o bom desempenho da profissão e a boa inclusão das crianças com NEE. Foi possível constatar que o número excessivo de crianças em sala, a falta de meios humanos, o pouco conhecimento das NEE e a falta de formação são os principais entraves à inclusão. Com base no estudo realizado as soluções encontradas passam pela diminuição do número de alunos nas salas com crianças NEE, uma maior abertura por parte das instituições para adaptação dos espaços e dos projectos pedagógicos, existir um melhor trabalho de parceria entre educadores de infância e equipas multidisciplinares e por fim investir na formação especializada. This study aims to identify the difficulties encountered by kindergarten teachers in the inclusion of children with special educational needs (SEN) in the classroom. Increasingly arise cases of children with SEN who claim to be included in classes of pre-school, "... the inclusion in the garden-care contexts is one of the most important but not the only one in which the children prepare to become citizens of the world. "(Odom, L. II: 2007). The kindergarten teachers are faced daily with children with different characteristics, with SEN and have difficulties in dealing with these situations; they often do not have enough support and training in human terms. Through the application of questionnaires to kindergarten teachers, I propose to understand what are the difficulties to expose the difficulties and somehow contribute to finding solutions and that can minimize these difficulties hampering the performance of good profession and inclusion of children with SEN. It was found that the excessive number of children in the classroom, lack of human resources, the lack of knowledge of SEN and lack of training are the main barriers to inclusion. Based on this study the solutions pass through the decrease in the number of students in classrooms with SEN children, greater openness on the part of institutions to adapt spaces and educational projects, there is a better working partnership between early childhood educators and multidisciplinary teams and finally invest in specialized training. Orientação : Luís Sousa
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Sousa, Luís, orient.
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU