Document details

O ensino/aprendizagem da leitura e da escrita na perspectiva de gênero textual

Author(s): Santos, Zeferina Maria Barros dos  cv logo 1

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10437/4878

Origin: ReCiL - Repositório Científico Lusófona

Subject(s): EDUCAÇÃO; ENSINO; APRENDIZAGEM; LEITURA; ESCRITA; EDUCATION; TEACHING; LEARNING; READING; WRITING; MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO


Description
Este trabalho constitui-se a partir da perspectiva do Sócio Interacionismo Discursivo (SID), com base no pressuposto de que as concepções teóricas dos professores refletem em sua prática pedagógica e que estas se refletem na aprendizagem dos alunos. Compartilhamos com Bakhtin (1992), Bronckart (1999) e outros, a ideia de que o ensino/aprendizagem da leitura e da escrita constitui-se na e para a sociedade a partir das interações, visto que somos/fazemos parte de uma sociedade letrada. Nesse contexto, o processo de aquisição da leitura e da escrita deve ser respaldado nos gêneros textuais que circulam socialmente. A pesquisa foi desenvolvida em duas turmas de 1ª séries em que uma das séries foi contemplada com um projeto de leitura e produção de textos que foi aplicado durante seis meses para posterior comparação entre o desempenho dos alunos que foram contemplados com o projeto e a outra turma que não desenvolveu um trabalho sistematizado com gêneros. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a observação, as entrevistas semiestruturadas para professores, questionários para os alunos e análise documental. O estudo proporcionou a compreensão de que a utilização dos gêneros textuais em sala de aula possibilita uma aprendizagem mais significativa, visto que é na escola que o aluno se prepara a viver fora dela. This study originates from the SID (Sócio Interacionismo Discursivo) Social Interactive Speech (SIS) on the presupposition that the teachers’ theoretic conceptions are reflected in their teaching practice which, in its turn, reflect on the students’ education. We share Bakhtin (1992), Bronckart (1999) and others’ the concept that teaching/learning of reading and writing constitutes itself as a part of and for society as from the multiple contacts among people, seeing that we all belong to a lettered society. In this context, the process of acquisition of reading and writing should be supported on textual genres that are socially available. Research was carried out with two classes of the 1st Series, in which one of the series was contemplated with a reading and text production project that was applied during six months for posterior comparison between production of students who were in contact with the referred to project and the other class that was did not develop systematized work with textual genres. The instruments used for collecting of data were observation, semi-structured interviews for teachers, questionnaires for students and analysis of documents. The study made it possible to understand that the use of textual genres in classroom provides for more noteworthy learning, seeing that it is at school that the students prepare himself to live outside of it. Orientador: Emmanuel Borrego Sabino ; Coorientador: Óscar Conceição de Sousa
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Sabino, Emmanuel Maria Carlos Borrego, orient.
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU