Autor(es):
Gomes, Nilma Lino
; Vieira, Sofia Lerche
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/4865
Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona
Assunto(s): EDUCAÇÃO; EDUCATION; ENSINO SUPERIOR; HIGHER EDUCATION; INOVAÇÃO; INNOVATION; COOPERAÇÃO; COOPERATION
Descrição
Este artigo discute aspectos relativos à criação e implementação da Universidade
da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), uma das
mais novas instituições federais de ensino superior do Brasil. Trata-se de uma
instituição multi-campi localizada nas cidades de Redenção e Acarape – Ceará
e São Francisco do Conde – Bahia. Criada pela Lei Federal nº 12.289/2010,
suas atividades letivas tiveram inicio em 25 de maio de 2011, Dia de/da África.
Com a missão de construir uma ponte histórica entre o Brasil e países de língua
portuguesa, é baseada no princípio da cooperação solidária e tem um projeto
político-pedagógico diferenciado. Abriga estudantes brasileiros e oriundos dos
países parceiros em seu empreendimento – Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau,
Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Também o seu corpo docente
é composto de várias nacionalidades. O texto detém-se sobre a sua inserção no
cenário da ampliação do acesso à universidade pública no Brasil, aspectos relativos
à sua criação, situação atual e alguns desafios à construção de seu projeto. This article discusses issues concerning the
creation and implementation of University of
International Integration of the Afro-Brazilian
Lusophony Countries (UNILAB), one of the most
recent federal higher education institutions in
Brazil. This multi-campi university is located in two
cities of Ceará State (Redenção and Acarape) and
one city of Bahia State. Created by Federal Law
nº 12.289/2010 its academic activities started in
May 25th, 2011 – Africa’s Day. With a mission of
building a historical-cultural bridge between Brazil
and the Portuguese-speaking Countries Community,
UNILAB has solidarity-based cooperation as a
principle and a unique political and pedagogical
project. It is opened to Brazilian students as well
as from partner countries – Angola, Cape Verde,
Mozambique, Portugal, São Tomé and Principe and
East Timor. Its academic personnel are also from
different nationalities. Here are presented reflexions
concerning its creation in the recent context of
expansion and interiorization of higher education in
Brazil, its creation, present situation and challenges.