Encontrados 4 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Construindo uma ponte Brasil-África: a Universidade da Integração Internacional...

Gomes, Nilma Lino; Vieira, Sofia Lerche

Este artigo discute aspectos relativos à criação e implementação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), uma das mais novas instituições federais de ensino superior do Brasil. Trata-se de uma instituição multi-campi localizada nas cidades de Redenção e Acarape – Ceará e São Francisco do Conde – Bahia. Criada pela Lei Federal nº 12.289/2010, suas atividades letivas tive...


Escola e participação juvenil: é possível esse diálogo?

Dayrell,Juarez; Gomes,Nilma Lino; Leão,Geraldo

A participação social dos jovens depende de como a sociedade oferece oportunidades nas quais eles possam se envolver em experiências participativas e se informarem sobre as possibilidades nesse campo. A partir dos dados de uma pesquisa nacional sobre a participação social da juventude brasileira, discute-se aqui o papel que a experiência escolar dos jovens vem desempenhando nesse processo na Região Metropolitan...

Data: 2010   |   Origem: OASIS br

Cultura negra e educação

Gomes,Nilma Lino

A relação entre cultura, cultura negra e educação é o foco principal deste artigo. Discute-se que a cultura negra é uma particularidade cultural - construída historicamente por um grupo étnico/racial específico - presente no modo de vida do brasileiro, seja qual for o seu pertencimento étnico. Todavia, a sua predominância se dá entre os descendentes de africanos escravizados no Brasil, ou seja, o segmento negro...

Data: 2003   |   Origem: OASIS br

Trajetórias escolares, corpo negro e cabelo crespo: reprodução de estereótipos ...

Gomes,Nilma Lino

O trabalho estabelece uma articulação entre os processos educativos escolares e não-escolares e a construção da identidade negra. Discutem-se as representações e as concepções semelhantes, diferentes e complementares sobre o corpo negro e o cabelo crespo, construídas dentro e fora do ambiente escolar, a partir de lembranças de adolescentes e jovens negras entrevistadas durante a realização de uma pesquisa etnog...

Data: 2002   |   Origem: OASIS br

4 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor






Data





Tipo de Documento



Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia