Detalhes do Documento

Práticas pedagógicas com alunos em situação de deficiencia em escolas do municí...

Autor(es): Lima, Aura Maria dos Santos cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/4859

Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona

Assunto(s): EDUCAÇÃO; EDUCAÇÃO INCLUSIVA; PRÁTICAS PEDAGÓGICAS; ALUNOS; NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS; BRASIL; CURRAIS NOVOS; EDUCATION; PEDAGOGIES PRACTICE; INCLUSIVE EDUCATION; STUDENTS; SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS; BRAZIL


Descrição
Este estudo intitulado PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM ALUNOS EM SITUAÇÃO DE DEFICIÊNCIA EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE CURRAIS NOVOS: CAMINHO DA INCLUSÃO? aborda questões presentes nas concepções dos diretores, supervisores e professores sobre as práticas pedagógicas, a formação e a inclusão dos alunos com deficiência nas escolas. Nessa perspectiva, apresenta-se como objetivo, identificar práticas escolares implementadas por três escolas de Currais Novos, tendo em vista a inclusão de alunos em situação de deficiência. No tocante à pesquisa, esta foi realizada em três escolas do município de Currais Novos, no estado do Rio Grande do Norte. Dentre os procedimentos que a materializam, destaca-se como instrumento metodológico, a entrevista semiestruturada, com a qual procurámos perceber junto dos diretores, supervisores e professores das escolas pesquisadas, as suas dificuldades, as suas preocupações, suas experiências, como se efetiva a prática pedagógica e a inclusão de alunos com deficiência, tal como a necessidade de formação suficiente relativa ao processo das práticas da inclusão na escola regular. Por outro lado, a análise de documentos normativos e norteadores das escolas permitiram coletar dados relevantes para o estudo e perceber como os entrevistados compreendem a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais e/ou com deficiência. Dada a natureza do problema, optou-se por um estudo qualitativo, que possibilitou melhores possibilidades de aprofundamento nos processos da investigação, considerando as atitudes relativas à inclusão, as dificuldades na prática pedagógica decorrentes da inclusão de alunos com deficiência, as estratégias implementadas para a inclusão destes alunos e a formação dos professores. Os resultados evidenciam a necessidade das escolas buscarem um maior entendimento sobre a inclusão e ressignificar sua prática pedagógica, trazendo novas possibilidades para os alunos em situação de deficiência. Os depoimentos, assim como os resultados coletados, mostram o entendimento do percurso que os profissionais nas escolas já fizeram em prol da inclusão destes alunos e o longo caminho que ainda precisam percorrer para a inclusão, favorecendo a compreensão dos conceitos estudados, as concepções de vários teóricos, percebendo que a escola regular, em especial, a pública, necessita operacionalizar uma proposta de inclusão que sirva de base para efetivar a prática pedagógica na escola, na perspectiva de ensinar a todos os alunos This study entitled PEDAGOGICAL PRACTICES WITH STUDENTS IN A SITUATION OF DEFICIENCY IN SCHOOLS FROM THE MUNICIPALITY OF CURRAIS NOVOS: WAY TO INCLUSION? Addresses issues present in the conceptions of Principals, Supervisors and Teachers about the pedagogical practices, training and the inclusion of students with disabilities in schools. Under this perspective, it is presented as objective to identify the school practices implemented by three schools of Currais Novos having in mind the inclusion of students in a situation of disability. The research has been performed in three schools of the municipality of Currais Novos, State of Rio Grande do Norte. Among the procedures that made it possible we can highlight, as methodological tool, the semi-structured interview, which has searched to realize within the principals, supervisors and teachers of the schools surveyed their difficulties, concerns, experiences about the way how the pedagogical practice and the inclusion of students with disabilities is made, such as the need for sufficient training on the inclusion practice process in the regular school. On the other hand, the analysis of normative and guiding documents of schools has made possible to collect relevant data for the study and understand how the interviewees perceive the inclusion of pupils with special educational needs and/or with disabilities. Due to the nature of the problem, we have chosen a qualitative study, which has enabled better opportunities for deepening in the investigative processes whereas the attitudes concerning the inclusion, the difficulties in pedagogical practice resulting from the inclusion of students with disabilities, the strategies implemented for the inclusion of these students and the training of teachers. The results show the need of schools to seek for a wider understanding about inclusion and remaking their pedagogical practice, bringing new opportunities for the students in a disability situation. The testimonies, as well as the collected results, show the understanding of the path that the professionals in the schools already have done in supporting the inclusion of these students and the long road that still need to scroll to the inclusion, affording the comprehension of the concepts studied, the conceptions of several theorists, realizing that the regular school - the public one in particular - need to operationalize a proposal for inclusion that can works as a basis to accomplish the pedagogical practice in the school, in the perspective of teaching to all students. Orientador: Maria Odete Emygdio da Silva
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Silva, Maria Odete Emygdio da, orient.
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia