Autor(es):
Oliveira, Maria Luísa Gadanho de
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/4040
Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona
Assunto(s): EDUCAÇÃO; GESTÃO ESCOLAR; LIDERANÇA; EDUCATION; SCHOOL MANAGEMENT; LEADERSHIP
Descrição
Face à ineficácia das mudanças planificadas externamente, a investigação recente
evidencia a relevância da cultura organizacional de escola na qualidade dos processos
educativos e dos resultados escolares, bem como a importância decisiva do papel liderança
na melhoria da escola.
A partir da questão “Como podem os líderes promover a melhoria na organização
escolar?”, a investigadora caracteriza a escola como organização, analisa a importância da
cultura organizacional na melhoria, afere o papel da liderança na melhoria da organização
escolar e apresenta formas de atuação que conduzam à melhoria escolar.
O enquadramento teórico debruça-se sobre os conceitos de organização escolar,
liderança e melhoria.
Neste trabalho de projeto, procedeu-se à recolha e tratamento de dados a partir da
leitura e análise dos relatórios de avaliação externa e de autoavaliação de um agrupamento
de escolas, seguindo a metodologia de investigação qualitativa.
Face ao diagnóstico realizado, foram definidas três áreas de melhoria: o sucesso
educativo, o desenvolvimento profissional de docentes e outros agentes educativos e a
consolidação da identidade do agrupamento e colaboração com a comunidade.
Como plano de resolução é apresentado um plano de melhoria, em que constam
os objetivos estratégicos e as ações/dinâmicas a implementar no agrupamento que a
investigadora dirige. In light of the ineffectiveness of externally planned changes, recent research highlights the relevance of school organisational culture with regard to the quality of
educational processes and school achievement, as well as the crucial importance of the role
of leadership in improvements in schools.
Taking the question “How can leaders promote improvements in school organisation?” as a starting point, the researcher describes the school as an organisation, examines the importance of organisational culture in improvements, assesses the role of leadership in improving school organisation and proposes courses of action aimed at school improvement.
The theoretical framework addresses the concepts of school organisation, leadership and improvement.
In this project work, data collection and processing were conducted by means of reading and analysis of the external evaluation and self-assessment reports of a cluster of schools, following the qualitative research methodology.
On the basis of the resulting diagnosis, three areas for improvement were determined: educational achievement, professional development of teachers and other educational staff, and consolidation of the identity of the grouping of schools and collaboration with the community.
As a resolution plan, an improvement plan comprising strategic objectives and
steps/dynamics to be implemented in the grouping of schools directed by the researcher is
proposed. Orientação : Ana Paula Silva