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A modalidade de escolha do diretor na escola pública portuguesa

Autor(es): Carvalho, Maria João de cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/3883

Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona

Assunto(s): EDUCAÇÃO; DEMOCRACIA


Descrição
Considerando o protagonismo que a figura do diretor de escola adquiriu, quisemos conhecer as representações que os professores da escola pública portuguesa têm relativamente à modalidade de escolha do diretor para concluirmos se ela se constitui, ou não, como um instrumento ao serviço da escola democrática. Para tal, problematizamos a ideia de participação enquanto capacidade decisória por parte dos atores educativos e fizemos uma incursão pelo modo de nomeação, concurso público e eleição, na tentativa de perceber qual aquele que se revela mais concordante com práticas democráticas. Com o recurso a conversas informais e a entrevistas realizadas a quinze professores de um Agrupamento de Escolas foi possível concluir que a eleição indireta não arrecada simpatia e pode traduzir-se, na ótica dos entrevistados, como uma prática antidemocrática por afastar da esfera decisória o universo dos professores por uma questão tão relevante.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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