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Porque a competência pedagógica conta : o reforço do papel da avaliação dos doc...

Autor(es): Pinto, Anabela Mota cv logo 1 ; Gaspar, Maria Filomena cv logo 2 ; Conceição, Hugo Camilo F. da Conceição cv logo 3 ; Silva, José António Pereira da cv logo 4

Data: 2007

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/2026

Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona

Assunto(s): MEDICINA; ENSINO SUPERIOR; AVALIAÇÃO; QUALIDADE DO ENSINO; MEDICINE; HIGHER EDUCATION; EVALUATION; QUALITY IN EDUCATION


Descrição
“Poor teaching performance is tolerated, whereas poor quality in research or substandard patient care is not. It is time to professionalize teaching and education” (Steinert, 2005). A Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) é uma escola médica clássica, sem qualquer tradição na avaliação do ensino e com uma considerável resistência à introdução de mecanismos de auditoria de qualidade. Com o objectivo de contribuir para ultrapassar estas dificuldades, o regente da disciplina de Fisiopatologia, e membro do Departamento de Educação Médica (DEM) da FMUC, aplicou um questionário nessa disciplina. Este questionário foi concebido para cobrir dimensões relevantes na avaliação da qualidade de ensino: objectivos; conteúdos; materiais; métodos de ensino; instrumentos de avaliação; apresentação e preparação da aula. Foi pedido aos alunos que respondessem ao questionário no fim de cada aula teórica e cada aula teórico-prática. Foi recolhido um total de 2401 questionários (aulas teóricas=1210; aulas teórico-práticas= 1191). Os resultados são discutidos em termos das suas implicações para o desenvolvimento do pessoal docente, das políticas da Escola e para a promoção da qualidade de ensino, como uma contribuição tendente ao estabelecimento de um clima institucional que encoraje a liderança educacional, a inovação e a excelência.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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