Encontrados 7 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Representações sociais da violência contra a mulher na perspectiva da enfermagem

Leal,Sandra Maria Cezar; Lopes,Marta Julia Marques; Gaspar,Maria Filomena Mendes

A violência contra a mulher constitui grave problema de Saúde Pública; ocorre no mundo inteiro em todas as classes sociais. O objetivo do estudo foi conhecer as representações sociais da violência contra a mulher na perspectiva de enfermeiras alunas de uma Escola Superior de Enfermagem de Lisboa/Portugal. Realizou-se pesquisa exploratória com respaldo das representações sociais, da qual participaram cento e cin...

Data: 2011   |   Origem: OASIS br

Tabaco e saúde no olhar de estudantes universitários

Silva,Antonia Oliveira; Sousa,Cristina Maria Miranda de; Gaspar,Maria Filomena Mendes; Paredes,Maria Adelaide Silva; Tura,Luiz Fernando Rangel

Tabagismo constitui um sério problema de saúde pública. Este estudo tem o objetivo de conhecer as representações sociais sobre o fumo/tabaco e saúde construídas por estudantes universitários a partir das informações das campanhas antitabaco presentes nos pacotes (maços) de cigarros. Estudo exploratório desenvolvido com 63 estudantes universitários de enfermagem em Lisboa, Portugal. Utilizou-se para coleta a téc...

Data: 2008   |   Origem: OASIS br

Imprevisibilidade familiar e suas implicações no desenvolvimento individual e f...

Alarcão,Madalena; Gaspar,Maria Filomena

Definida como uma falta de consistência dos padrões de comportamento familiar e dos sistemas de regulação familiar, a imprevisibilidade familiar surge como um constructo interessante para apreender a forma como a família, e muito particularmente o sub-sistema parental, exerce o seu papel e o seu poder executivo. Pesquisas diversas têm associado maior imprevisibilidade familiar a perturbações do desenvolvimento ...

Data: 2007   |   Origem: OASIS br

Porque a competência pedagógica conta: O reforço do papel da avaliação dos doce...

Pinto, Anabela Mota; Gaspar, Maria Filomena; Conceição, Hugo Camilo F. da; Silva, José António Pereira da

“Poor teaching performance is tolerated, whereas poor quality in research or substandard patient care is not. It is time to professionalize teaching and education” (Steinert, 2005). A Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) é uma escola médica clássica, sem qualquer tradição na avaliação do ensino e com uma considerável resistência à introdução de mecanismos de auditoria de qualidade. Com o obje...


Porque a competência pedagógica conta : o reforço do papel da avaliação dos doc...

Pinto, Anabela Mota; Gaspar, Maria Filomena; Conceição, Hugo Camilo F. da Conceição; Silva, José António Pereira da

“Poor teaching performance is tolerated, whereas poor quality in research or substandard patient care is not. It is time to professionalize teaching and education” (Steinert, 2005). A Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) é uma escola médica clássica, sem qualquer tradição na avaliação do ensino e com uma considerável resistência à introdução de mecanismos de auditoria de qualidade. Com o obje...


The use of the Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ) in Southern Europ...

Marzocchi, Gian Marco; Capron, Christiane; Di Pietro, Mario; Duran Tauleria, Enric; Duyme, Michel; Frigerio, Alessandra; Gaspar, Maria Filomena

This paper reports a selection of completed or ongoing studies that have evaluated or applied the Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ) in five countries of Southern Europe: Italy, Spain, Portugal, Croatia, and France. In Italy, the SDQ has been used to study its concurrent validity with other norm-based instruments (Child Behavior Checklist—CBCL and Disruptive Behavior Disorder Rating Scale—DBDRS), to...


Participação na decisão em Escolas Superiores de Enfermagem

Gaspar, Maria Filomena Mendes

Dissertação de Mestrado em Comportaemnto Organizacional


7 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data






Tipo de Documento




Recurso





Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia