Detalhes do Documento

A Educação faz tudo? Crítica ao pedagogismo na “sociedade da aprendizagem”

Autor(es): Lima, Licínio C. cv logo 1

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/1779

Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona

Assunto(s): EDUCAÇÃO; APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA; EDUCATION; LIFELONG LEARNING


Descrição
Os discursos apologéticos acerca das todopoderosas aprendizagem e educação ao longo da vida são reproduzidos em vários documentos de política da União Europeia e de outras agências internacionais. O seu foco é a adaptação funcional dos aprendentes individuais à empregabilidade, flexibilidade e competitividade económica, no quadro da “sociedade da aprendizagem” e da “economia do conhecimento”. Depois de analisar o racional da aprendizagem ao longo da vida, orientada para a aquisição de qualificações e habilidades, o autor conclui que os seus principais argumentos e as suas críticas contra a pedagogia moderna são frequentemente baseados em assunções pedagogistas, de carácter economicista, e em crenças exageradas no poder da educação e da aprendizagem.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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