Autor(es):
Pacheco, José Augusto
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/1475
Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona
Assunto(s): EDUCAÇÃO
Descrição
Como refere Apple (2009), a globalização é um termo deslizante que tem uma
multiplicidade de significados, de acordo com os contextos e seus actores, não
podendo significar a homogeneidade e uniformização. Por isso, falar de currículo,
de aprendizagem ao longo da vida e de avaliação como um tema vinculado
às políticas de educação e formação, em termos de arquitectura teórica
e prática da formação, é entrar num terreno extremamente dissentâneo, mais
ainda quando sobre ele são projectados olhares marcadamente disciplinares.
É neste sentido que são abordados os conceitos de currículo, aprendizagem e
avaliação, referindo-se que são muitas as posições divergentes que fundamentam
a análise das actuais políticas sobre educação e formação, enquadradas
por agendas mundiais, sem que isso signifique a aceitação genérica da uniformização
e a rejeição da diversidade, sobretudo quando o currículo, a aprendizagem
e a avaliação são questionados pela vertente pessoal. O texto do artigo
distribui-se por quatro pontos: no primeiro, faz-se uma abordagem integrada
dos conceitos de currículo, aprendizagem ao longo da vida e avaliação, que
fundamentam a análise mais geral; no segundo, terceiro e quarto analisam-se e
problematizam-se, respectivamente, cada um dos conceitos.